Hoje é a solenidade da Ascensão do Senhor. Sabemos que neste dia Jesus ascende ao Céu, voltando para a Casa do Pai, tendo cumprido a sua missão salvífica aqui na terra. Mas um aspecto muito importante que passa algumas vezes despercebido aos nossos olhos, é o fato de que o Cristo que retorna ao seio da Santíssima Trindade é agora o Deus encarnado, em corpo humano, tendo assumido para si o gênero humano, também corporalmente, para que o homem por inteiro fosse redimido.
Santo Agostinho, em seus sermões, diz: “E assim como ele subiu sem se afastar de nós, também nós subimos com ele, embora não se tenha ainda realizado em nosso corpo o que nos está prometido”. Embora ainda não tenha se realizado no corpo o que está prometido, nós porém já podemos antever e até experimentar algo da dignidade que nosso corpo recebeu com tal elevação. A prova disso são as amarras do pecado que recaíam sobre nossa carne, e que hoje, pela redenção que o Senhor realizou, podem ser vencidas pela força do Espírito em nós.
Não é, portanto, legítimo ao cristão ignorar os cuidados para com sua vida corporal, pois o homem inteiro foi resgatado por Cristo. Sua condição inteira, por meio do Senhor, foi elevada ao seio da Trindade Santíssima. O corpo, dignificado por Cristo, mais do que nunca se torna lugar sagrado da presença de Deus, e lugar sagrado de adoração, a serviço da Glória de Deus. Cristo Cuidemos, portanto, de nosso corpo como templo vivo de Deus, e demos a ele a disciplina necessária, e também o sirvamos quando for preciso, com zelo, descanso, pureza, para que ele possa, sem entraves, servir bem à nossa alma.