Notícias

Novo bispo de Itapipoca participa de Coletiva de Imprensa nesta sexta-feira

“Venho para somar, ser um irmão entre os irmãos, aquele que não faz nada sozinho. Como bispo diocesano, naturalmente, quero contar com o clero, com todo o povo, pois nós vamos caminhar juntos e dar continuidade esta ação pastoral, todo trabalho realizado.” Dom Rosalvo

comshalom

Na véspera da Posse Oficial do 4° Bispo Diocesano de Itapipoca, a Pastoral de Comunicação (PASCOM) da diocese promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 04 de dezembro, a Coletiva de Imprensa com o novo Bispo nomeado, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, e o administrador apostólico e bispo emérito, Dom Antônio Roberto Cavuto. Teve início com as palavras iniciais dos dois epíscopos e deu continuidade com perguntas elaboradas pela imprensa composta por vários repórteres e jornalistas de rádios e jornais diocesanos e também das cidades da macrorregião. As perguntas foram desde os temas mais específicos ao governo diocesano e ao agir do novo pastor diocesano até os temas voltados para os aspectos sociais. Foi transmitida pelos meios de comunicação da diocese entre rádios e canais online.

Em suas palavras, Dom Antônio esclareceu a sua saída que foi mal entendida por alguns e que aconteceu por motivos canônicos, expressou sua alegria por seu sucessor ser próximo pessoalmente e também próximo da diocese por ter participado de muitos momentos como ordenações e celebrações festivas da mesma. Afirmou que se sente impelido a agradecer a Deus por ter participado nessa caminhada de 15 anos, desse processo de crescimento e amadurecimento na fé, no compromisso, de ter servido à diocese com o melhor que poderia dedicar-se.

“Eu vim para dar continuidade”

Dom Rosalvo em todos os momentos da coletiva expressou por várias vezes que veio para dar continuidade ao trabalho diocesano assim como o agora bispo emérito fez referente aos dois últimos bispos antecessores a ele, mas sempre aberto às mudanças e transformações que serão necessárias, o que afirmou não significar quebra da continuidade e do espírito da comunhão que é guiada pelo Espírito Santo. “Venho para somar, ser um irmão entre os irmãos, aquele que não faz nada sozinho. Como bispo diocesano, naturalmente, quero contar com o clero, com todo o povo, pois nós vamos caminhar juntos e dar continuidade esta ação pastoral, todo trabalho realizado,” disse o epíscopo. Concluiu com louvor por tomar posse neste ano jubilar dos 50 anos da diocese próximo e reforçou que, com alegria, o seu desejo é somar e procurará estar presente nas ocasiões que se fizerem necessária.

Os fiéis católicos e a evangelização

Questionado sobre o planejamento e o pensamento de agir para que com a realidade da pandemia, agregue os católicos que assistem as missas virtualmente, para que não se dispersem e não se distanciem da fé católica, Dom Rosalvo expressou que o tempo levou muitas pessoas a buscar o sentido original, a viver a Igreja Doméstica, porque a catequese se vive primeiro na família. Disse ainda que não se precisa estar preocupado com a quantidade de fiéis porque quem é fiel, permanece até nas crises como mostra a história da Igreja. A evangelização, segundo ele, é a forma de tocar o coração dos infiéis para que amem cada vez mais a Igreja e não procurem fora o que tem em casa, por isso a missão e a resposta da Igreja é evangelizar.

Meios de Comunicação

A presença da Pastorais de Comunicação em quase todas as paróquias foi considerado como muito proveitoso para Dom Rosalvo, obedecendo ao mandato de Jesus de anunciar “em cima dos telhados” a Boa Nova, usando sempre para o bem e com cuidado com precisa-se ter com as “fake news” que contrapõe. Citou ainda a oportunidade que os meios de comunicação dão para ações de solidariedade, podendo ser usadas para convocar mutirões em vista do bem da sociedade.

“Em atenção a Tua Palavra, lançarei as redes”

Um dos repórteres perguntou sobre o lema escolhido para seu episcopado retirado do evangelho de Lucas capítulo 5: “Em atenção a tua palavra lançarei as redes”. Explicou então que este lema é o mesmo lema do sacerdócio, o que eleito bispo decidiu continuar por não encontrar motivos de mudar, porque a Palavra de Deus é sempre a grande motivadora e que “Deus sempre tem uma palavra que nos incentiva a prosseguir”. Citou ainda o fato de que foi Pedro quem respondeu, cansado, a Jesus dizendo que, por causa da Sua Palavra, ele lançaria as redes. “Quando o Senhor envia, Ele dá as condições necessárias e quem obedece a Deus não erra nunca, tem sempre a Sua Graça e a realização plena” respondeu o novo bispo ao repórter.

A Juventude

Citando São João Paulo II, ele disse que não há ninguém melhor para evangelizar os jovens do que o próprio jovem e disse que este papa apostou na juventude quando ela estava desacreditada, criou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e outros papas deram continuidade e tem sido tão importante. “Os jovens podem contar sim com meu apoio, não vou está junto em todos os momentos, tem meu apoio sim e nós vamos continuar outros a que abrace esta causa. A igreja será sempre jovem à medida que o jovem for igreja,” disse o epíscopo.

A expectativa do povo

Por fim, interrogado por uma jornalista sobre o que a população pode esperar dele, ele afirmou que pode esperar um irmão, “alguém que se compromete, reza, está junto e estarei presente no coração de todas as famílias”. Ele aproveitou a todos os religiosos, padres, leigos e famílias no desejo de estar próximo e exercer a sua paternidade espiritual própria do bispo. Terminou com uma citação de São João Maria Vianey que diz que o padre é “ser membro de todas as famílias e não pertencer”.

Confira abaixo a Coletiva de Imprensa na íntegra:

Por Matheus Araújo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *