Notícias

Novo bispo diocesano de Itapipoca tem data de posse divulgada

Após a nomeação feita pelo Papa Francisco, o até então bispo diocesano de Itapipoca, Dom Antônio, lançou uma carta diocesana, onde anunciou a data marcada para a posse do seu sucessor, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, na Catedral Diocesana de Itapipoca-CE.

comshalom

Na manhã desta quarta-feira, dia 07 de outubro, após a nomeação do novo bispo diocesano de Itapipoca-CE, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, feita pelo Papa Francisco, o até então bispo, Dom Antônio, lançou uma carta diocesana, explicando como ficará a diocese após o decreto e anunciou a data marcada para a posse do seu sucessor, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, no sábado, dia 05 de dezembro deste ano, às 9h, na Catedral Diocesana.

Na carta diocesana, Dom Antônio explica que, após a divulgação do decreto papal, ele deixa de ser bispo titular e assume a administração diocesana, de acordo com o Direito Canônico, Cân. 427 §1, até a posse do Dom Rosalvo no início de dezembro.

Apesar da mudança episcopal, Dom Antônio ainda na carta afirmou que continuará a cumprir a sua agenda quanto aos compromissos nas festas de Padroeiros e demais celebrações diocesanas. “Preparemo-nos, todos, para acolher bem e com alegria o novo Pastor que o Senhor envia para nossa Diocese”, animou Dom Antônio ao concluir a carta já como administrador diocesano.

Antes da posse oficial na Sé Diocesana como quarto bispo diocesano, Dom Rosalvo já terá compromissos episcopais em Itapipoca neste mês de setembro. No dia 14 deste mês, fará seu primeiro contato com a Cúria Diocesana e, no dia 20, terá um encontro com os membros do Conselho Presbiteral.

Dom Rosalvo

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista. Sua ordenação sacerdotal foi no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza-CE. Ordenado bispo no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes e escolheu por lema episcopal “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5). No dia 07 de outubro foi nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de Itapipoca-CE.

Atualmente, Dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional.

Dom Antônio

Dom Antônio Cavuto nasceu aos 19 de maio de 1944, é natural de Espírito Santo do Pinhal (SP), entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM Cap) em 1959, na qual fez sua profissão perpétua em 6 de junho de 1965 e ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1971. Nomeado o terceiro bispo de Itapipoca, foi ordenado bispo em 2 de julho de 2005, com o lema episcopal “Queremos ver Jesus”, e tomou posse no dia 31 de julho daquele ano.

Durante estes 15 anos do episcopado, Dom Antônio Cavuto desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Ceará: foi membro da Comissão do Semiárido, secretário regional e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Atualmente, o religioso é o referencial da Comissão para Ação Socio-Transformadora no Regional Nordeste 1 da CNBB.

Por Matheus Araújo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *