Formação

O CORAÇÃO FERIDO DE CRISTO

comshalom

Êxodo 33,

Deus diz a Moisés que saia deste lugar, ele e todo o povo que subiu da terra do Egito, e subam para a terra prometida, a terra que mana leite e mel. Deus promete que enviará um anjo diante deles e que Deus sendo santo não iria com eles porque o povo era de cabeça dura e se ficasse no meio deles os exterminaria no meio do caminho. O povo ao saber que Deus não iria com eles ficou de luto, mostrando o seu verdadeiro arrependimento, pois não ter Deus próximo, intimo, caminhando com eles era uma desgraça e toda essa desgraça tinha sido atraída pelo pecado do povo que o afastava de Deus, o separava de Deus. E o povo por suas próprias forças não tinha como alcançar a amizade de Deus novamente. O povo pecador não podia fazer nada para novamente desfrutar da presença, da intimidade de Deus. “Se a presença de Deus é temível, a ausência de Deus é terrível” (Moysés).

O Senhor pede ao povo uma purificação para poder se aproximar deles: “Despi-vos dos vossos trajes de festa, e saberei o que vos devo fazer” ( Ex. 33,5). E Diante do pedido de Deus os filhos de Israel “se desfizeram dos seus trajes festivos”. Mesmo assim, não podiam entrar na tenda do encontro apenas seguiam Moisés com os olhos que falava com Deus como se falasse de pessoa a pessoa. Quando eles viam a nuvem descer e permanecer na entrada da tenda todos se levantavam e cada qual se prosternavam na entrada da própria tenda.

Entretanto, Moisés, diante do sofrimento do povo pela decisão de Deus não ir no meio deles, que significava para o povo a rejeição de Deus por eles, perder a presença de Deus e com ela a Sua amizade, Sua intimidade, Sua proteção, devido o seu próprio pecado, intercedeu junto a Deus em favor do povo para que Deus voltasse atrás da sua decisão, e que se não fosse Ele para vir em pessoa, não os fizesse subir de onde eles se encontravam, que só seriam o seu povo se Ele andasse com eles: “Agora, pois se verdadeiramente encontrei graça aos teus olhos, faze-me conhecer teu caminho e eu te conhecerei; assim, terei realmente encontrado graça aos teus olhos.

E mais: considera que esta nação é o teu povo”. O Senhor disse: ‘Irei em pessoa te dar sossego?’ Moisés lhe respondeu: ‘Se não vieres em pessoa, não nos faças subir daqui. E com base em que poderemos reconhecer que eu e o teu povo encontramos graça aos teus olhos? Não será quando andares conosco e pelo fato de sermos, eu e o teu povo, diferente de qualquer outro povo existente sobre a face da terra?” (Ex. 33,13-16).

Deus ao ouvir este sincero pedido de Moisés, de ter visto a tristeza do povo por não desfrutarem de Sua presença no meio dele, de não tê-lo tão próximo como sempre o tivera, compadeceu-se e disse a Moisés: “O que acabas de dizer, eu te farei também, pois encontraste graça aos meus olhos e te conheço pelo nome” ( Ex. 33,17). Moisés representa toda a humanidade, o povo eleito, o povo de Deus, pois esse povo tem sede de Deus e só se saciará quando vê-lo face a face, pois a vocação do homem é perder-se em Deus e ser um só com Deus.

Moisés, na sua ousadia e por confiar no amor que Deus tem pelos homens pede a Deus para ver a sua glória. A glória de Deus significa o ser de Deus, a face de Deus. Então Moisés pede para ver a face de Deus, mas Deus diz que nenhum ser humano pode ver a sua face e continuar vivo. Porém Deus iria revelar-se a Moisés não pela frente, mas de costa, na fenda da rocha, um lugar perto do Senhor: “Eis aqui um lugar perto de mim. Ficarás sobre o rochedo. E quando a minha glória passar, eu te porei na fenda da rocha, abrigando-te com a mão, enquanto eu passar. Em seguida, retirarei a mão e tu me verás de costas”

(Ex. 33,21-23). Moisés o veria e após essa manifestação da glória do Senhor todos os seus benefícios seriam passados sobre Moisés e todo o conhecimento de Deus seria manifestado e toda a sua misericórdia seria derramada.

A rocha fendida é Jesus por meio do qual o homem pode aproximar-se da santidade de Deus. É interessante ressaltar que é o próprio Deus que coloca Moisés na fenda da rocha, porque só Deus pode nos dar a salvação, só Deus pode nos colocar no seio da Santíssima Trindade através do coração traspassado de Cristo. Segundo os sacerdotes, Jesus é a rocha da Salvação, é por meio dele que os homens se encontram com Deus.

O coração traspassado de Cristo pela espada da humanidade é a fenda da rocha, esse coração que morreu por amor aos homens, no último instante disse: “Tudo está consumado”. Isso quer dizer que chegou a salvação. A fonte do amor é o coração traspassado de Jesus que jorrou água e sangue. A água é símbolo do batismo ( vida divina) e o sangue é símbolo da Eucaristia, o alimento da humanidade para alcançar a salvação.

Eucaristia, mistério de Deus, não basta o anjo, não basta a fenda, o povo quer ver a Deus e através da eucaristia o homem usufrui essa união perfeita, os nossos olhos vêem a Deus, o nosso coração contempla a Deus, a nossa carne e sangue se mistura com a carne e o sangue de Deus e tornam-se divinizados. Recebemos também o Espírito Santo através da Eucaristia.

Ao se dar a nós na Eucaristia Jesus nos transforma em eucaristia. Jesus é uma doação. Ele dá o seu corpo e sangue divinos por nós e para nós, com o objetivo de nos alimentar. Então somos absorvidos por Jesus, recebemos o corpo e sangue de Cristo e somos transformados Nele, somos divinizados e temos a graça de nosso corpo, nosso sangue e nossa alma serem transformados no corpo de Cristo, por isto eu sou Templo de Deus.

Ao recebermos a Eucaristia somos chamados a ser Eucaristia e a nos doar pelos outros, respeitando o nosso corpo e o dos outros. Ser Eucaristia para os outros é ser alimento de paz, de amor, de vida, de alegria, por isso o povo nos procura.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.