Institucional

O DNA da minha existência, o Ser Shalom

Em um primeiro contato com a Comunidade Shalom o que mais aguça nossa curiosidade é a questão do caminho a trilhar.

Existe um processo vocacional aberto que acontece durante 1 ano, nesse período as pessoas que estão participando passam por um caminho de discernimento onde se sentem profundamente tocadas pelo carisma e chamadas a uma entrega, a trilhar um caminho lado a lado com Deus.

A Comunidade é dividida em duas formas sendo, Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança.

Na Comunidade de Vida existe a entrega total e irrevogável a DEUS onde os membros são chamados a largar tudo e começar do zero um caminho apenas para servir a vontade de DEUS. Sendo assim, os membros dessa comunidade abrem mão de seus planos, trabalho, família para se entregarem inteiramente a serviço da comunidade, a serviço daqueles que mais necessitam. E assim saem em missão por outras comunidades.

Os membros da Comunidade de Aliança são chamados a essa mesma entrega de uma vida para DEUS, mas esses continuam em um meio secular, trabalhando, estudando, tendo sua família por perto, mas também podem sair em missão como comunidade de aliança.

Imagine como deve ser excitante ser chamado a caminhar junto a DEUS, ouvir a voz do próprio DEUS nos mostrando nitidamente o melhor caminho a seguir, e a ansiedade em trilhar esse caminho.

Um exemplo vivo para que possamos entender melhor como acontece esse chamado vocacional é o depoimento do vocacionado Sãndalo Cardoso Silva Jr., estudante de ciência e tecnologia da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, que com apenas 19 anos de idade pôde viver a melhor experiência de sua vida com o carisma e está à espera de uma resposta para seu pedido de caminhar junto à Comunidade de Vida. Confira: 

“Sou da cidade de Teófilo Otoni, MG e vocacionado da Comunidade Católica Shalom. Acredito que testemunhar suscitou outras vocações onde as pessoas tem a oportunidade de perceber a ação de DEUS em suas vidas e se abrem a uma resposta generosa a esse DEUS que vos chamam continuamente.

Já parou para pensar quantas e quantas vezes DEUS muda nossos planos? Desde pequenos somos levados a planejar e formar objetivos a seguir, e costumo dizer que foi lá mesmo na infância os primeiros sinais da eleição de DEUS em minha vida. Nunca tive nenhuma influência religiosa por parte da minha família, nenhuma educação cristã, a não ser a partir dos 9 anos de idade quando comecei a frequentar a catequese por influência da minha madrinha. Mas como explicar DEUS e sua eleição? Ele que de uma forma oculta foi guiando meus passos porque tinha um propósito muito maior para realizar em minha vida.

Frequentei muitos lugares, buscava em todos eles algo que somente DEUS poderia me dar que era um desejo imenso de ser feliz. Aos 15 anos fui convidado por uma amiga para participar de um retiro jovem em minha cidade, chegando lá me deparei com uma realidade muito diferente da minha, mas uma coisa me chamou atenção: eles tinham um sorriso no rosto que era indescritível, meu coração se inflamou, e a única coisa que consegui fazer naquele momento inconscientemente, foi pedir a DEUS que eu pudesse ser como aqueles jovens.

Durante o retiro no momento de efusão o SENHOR veio ao meu encontro e foi indescritível tudo o que vivi, voltei para casa com uma sede muito grande e foi aí que comecei minha caminhada em conversão. Após alguns meses fui batizado, fiz primeira comunhão e crisma, após esse grande encontro com DEUS meu coração já não aguentava mais ficar longe Dele, nesse momento o senhor falou comigo e começou a me incomodar chamando a vocação. Eu participei do PHN na Canção Nova, e foi lá que tive o primeiro contato com o carisma através do show do Missionário Shalom.

Quando voltei para casa comecei a pesquisar sobre a comunidade e conheci a história de Moysés. Percebi que aquele jovem era eu, e aquela também era a oferta da minha vida. O desejo de ofertar tudo a DEUS era o que meu coração mais almejava, foi então que houve o lançamento da campanha vocacional.

Quando li o tema: “Vou te seguir tua voz me conquistou” meu coração quase saltou pela boca e decidi ir para o vocacional aberto. A missão mais próxima de minha cidade ficava em Belo Horizonte, seriam 8h de viagem, então entrei em contato com a comunidade e parti em viagem até lá sem conhecer nada nem ninguém.

Quando passei pela porta do Centro de evangelização ouvi a voz de DEUS e tive a certeza de que ali era o meu lugar, durante esse ano vocacional vivi um tempo de autoconhecimento intenso onde pude tocar no ordinário e no extraordinário, no amor e na misericórdia de DEUS. Fui muito provado no decorrer do ano vocacional, mas a providência de DEUS era o sinal mais forte de sua eleição e se manifestava de todas as formas me fazendo perceber a quanto tempo ELE me esperava e quanta pressa tinha da minha presença junto a ELE.

Descobri então minha identidade mais profunda, o DNA que já estava em mim antes mesmo da minha existência, o Ser Shalom. Descobri o tesouro mais precioso, o próprio JESUS, e hoje percebo que nada mais eu tenho a não ser a minha vocação e como sou plenamente feliz com isso, só DEUS basta.”

 

Experiência com Deus… Evangelização… Namoro cristão… Algum pedido que você fez a Deus e Ele te atendeu… Vocação… Experiência com os santos, com a Igreja…

Queremos saber qual é a sua história com Deus. Envie seu testemunho para redacao@comshalom.org e não esqueça de enviar sua foto.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *