Introdução
O catecismo da Igreja católica diz, no seu Art. 683: "Para estar em contato com Cristo é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a fé".
Vamos então recordar um pouco do que foi visto na doutrina trinitária, a fim de penetrar neste mistério da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Doutrina Trinitária
O Art. 253 do CIC diz que a Trindade é una. Não professamos tres deuses, mas um só Deus em tres Pessoas, inseparáveis, tanto naquilo que são, quanto naquilo que fazem (CIC 267). As Pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro. "Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todod inteiro no espírito santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espirito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho"(CIC 255 e conc. de Florença 1442, DS 1331).
Porém, como diz o Catecismo no seu Art. 254, a unidade divina é trina. O que quer dizer isto? Que apesar de inseparáveis, elas são distintas entre si. Pai, Filho e Espírito Santo são distintos entre si pelas suas relações de origem. A distinção real das Pessoas divinas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras: O Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede dos dois.
Toda a Economia Divina é obra comum das três Pessoas divinas (CIC 258). Mas na única operação divina, cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, sobretudo nas missões divinas da Encarnação do Filho e do Dom do Espírito Santo (CIC 267).
A Missão Conjunta do filho do Espírito
CIC 689: " Aquele que o Pai enviou aos nossos corações, o Espírito do seu Filho, é realmente Deus (Gl 4,6). Consubstancial ao Pai e ao Filho, ele é inseparável dos dois, tanto na vida íntima da Trindade, quanto no seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a Santíssima trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia o Seu Verbo, envia sempre o seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o Espírito santo são distintos mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, Ele, a Imagem visível do Deus invisível; mas é o Espírito Santo que o revela. Jesus cristo, "ungido", poruqe o Espírito é a unção dele, e tudo o que advem a partir da Encarnação decorre desta plenitude (Jo 3,34). Quando finalmente Cristo é glorificado (jo 7,39), pode, por sua vez, de junto do Pai, enviar o Espírito aos que crêem nele: comunica-lhes a sua glória (Jo 17,22), isto é, o Espírito Santo que o glorifica(Jo 16,14). A missão conjunta se desdobrará então nos filhos adotados pelo Pai no Corpo de seu Filho: a missão do Espírito de adoção será uní-los ao cristo e fazê-los viver nele".
O Espírito no Tempo das Promessas
CIC 702: "Desde o começo até a "Plenitude do tempo"(Gl 4,4), a missão conjunta do verbo e do Espírito do Pai permanece escondida, mas está em ação. O Espírito de Deus prepara aí o tempo do Messias, e os dois, sem serem ainda plenamente revelados, já são prometidos, a fim de serem esperados e acolhidos quando se manifestarem. É por isso que, quando a Igreja lê o Antigo Testamento, procura nele o que o Espírito, "que falou pelos profetas"(*), quer falar a respeito de Cristo".
(*) Por "profetas", a fé da Igreja entende aqui todos aqueles que o Espírito Santo inspirou na redação dos livros sagrados, tanto do Antigo como do Novo Testamento.
O Espírito Santo na Criação
CIC 703: "A Palavra de Deus e o seu Sopro estão na origem do ser e da vida de toda criatura":
Salmo 33,6: " Pela Sua Palavra, o Senhor fez os céus, e todo o exército deles, com o Sopro de Sua boca".
Salmo 104,30: "Envias o teu Sopro, são criados, renovas a superfície do solo".
Gênesis 1,1-2: "Quando Deus iniciou a criação do céu e da terra, a terra era deserta e vazia, e havia treva n superfície do abismo; o Sopro de Deus pairava na superfície das águas".
Gênesis 2,7: "O Senhor Deus modelou o homem com o pó apanhado do solo, . Ele insuflou nas suas narinas o hálito da vida, e o homem se tornou um ser vivo".
Ecl 3,21: "Quem conhece o sopro dos filhos de Adão, que sobe, ele, para o alto, enquanto o sopro dos animais vai para baixo, para a terra?".
O Espírito da Promessa
CIC 707: "As Teofanias (manifestações de Deus) iluminam o caminho da promessa, desde os Patriarcas até Moisés, e de Josué até as visões que inauguram a missão dos grandes Profetas. A tradição sempre reconheceu que nas Teofanias o verbo de Deus se fazia ver e ouvir, revelado, e ao mesmo tempo "oculto"na Nuvem(*) do Espírito Santo.
(* ) Ezequiel 37,1-14.
O Espírito de Cristo na Plenitude do Tempo
O que é a "plenitude do tempo":
É o cumprimento das promessas e das preparações.(CIC 484)
João 1, 6-7: "Houve um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele".
Lucas 1,15: "será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe".
"Em João, o Precursor, o Espírito Santo concluía a obra de preparar para o Senhor um povo bem disposto".O Batismo de João era para o arrependimento, o Batismo da água e no Espírito será um novo nascimento".
CIC 485: "A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho. O Espírito santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la divinamente, ele que é o "Senhor que dá a Vida", fazendo com que ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua".
CIC 721: "Maria, a santíssima Mãe de Deus, sempre Virgem, é obra prima da Missão do Filho e do Espírito na plenitude do Tempo. Pela primeira vez no plano da Salvação e porque o Seu Espírito a preparou, o Pai encontra a Morada em que Seu Filho e seu Espírito podem habitar entre os homens".
CIC 722: "O Espírito Santo preparou Maria com a sua Graça. Convinha que fosse "Cheia de Graça" a mãe daquele em que habita coproralmente a plenitude da divindade.
CIC 723: "Em Maria, o Espírito santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É com e pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus.
CIC 727: "Toda a missão do Filho e do Espírito Santo na plenitude do tempo está contida no fato de o Filho ser o Ungido do Espírito do Pai desde a Sua Encarnação: Jesus é o Cristo, o Messias. Toda a obra de Cristo é missão conjunta do Filho e do Espírito Santo".
CIC 486: "Ao ser concebido como homem no seio da Virgem maria, o Filho Único do Pai é "cristo", isto é, "ungido pelo Espírito Santo"(Mt 1,20/Lc 1,35), desde o início da sua existência humana, ainda que a sua manifestação só se realize progressivamente: aos pastores(Lc 2,8-20), aos magos(Mt 2,1-20), a João Batista(Jo 1,31-34), aos discípulos(Jo 2,11). Toda a vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, "como Deus o ungiu com o Espírito e com poder"(At 10,38).
CIC 535: "A vida pública de jesus tem início com o seu Batismo por João no Rio Jordão(At 1,22).
CIC 536: "O Espírito que Jesus possui em plenitude desde a sua concepção vem "repousar"sobre Ele. Jesus será a fonte do Espírito para toda a humanidade. No Batismo de Jesus "abriram-se os Céus", que o pecado de Adão havia fechado. É o prelúdio da nova criação.
CIC 538: "Os Evangelhos falam de um tempo de solidão de Jesus no deserto, imediatamente depois do seu Batismo por João: "Levado pelo espírito ao deserto, jesus ali fica quarenta dias sem comer, vive com os animais selvagens e os anjos o servem (Mc 1,12-13). No final dessa permanência, Satanás o tenta por três vezes, procurando questionar sua atitude filial para com deus. jesus rechaça esses ataques que recapitualm as tentações de Adão no Paraíso e de israel no deserto, e o Diabo afasta-se dele "até o tempo oportuno"(Lc 4,13).