Formação

O Espírito Santo é o orientador e santificador da Igreja Católica

A Igreja enfrentou provas e combates ao longo dos séculos, todos esses acontecimentos, porém, não a fizeram sucumbir. Ela foi socorrida pelo Espírito de Deus (cf. Rm 8,26).

comshalom
FOTO: Pexels

A Igreja Católica, em sua profissão de fé, faz a seguinte declaração: ”Creio em Jesus Cristo, seu único Filho e nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo”.  Essa convicção de fé está centrada, toda ela, na missão do Filho e do Espírito Santo. Está ainda apoiada no fato de que o Filho é o ungido do Espírito do Pai, desde Sua Encarnação: Jesus é o Cristo, o Messias.

Todo o segundo capítulo do Símbolo da Fé deve ser lido sob essa lente. Isso porque: “Toda a obra de Cristo é missão conjunta do Filho e do Espírito Santo. Aqui mencionaremos somente o que se refere à promessa do Espírito Santo feita por Jesus, e à sua doação pelo Senhor glorificado ” (CIC 727).

A oferta amorosa e redentora de Cristo na Cruz e em Sua Ressurreição, foi o grande prelúdio, que predispôs os corações dos homens para acolher outra grande promessa do Pai, o Espírito Santo. Com isso, não se quer dizer que quem prepara a chegada é menor do que o esperado. Até porque o Espírito Santo confirma nos corações tudo o que foi anunciado pelo Filho: 

Jesus não revela plenamente o Espírito Santo enquanto Ele próprio não for glorificado pela sua morte e ressurreição. No entanto, sugere-O pouco a pouco, mesmo no seu ensino às multidões, quando revela que a sua carne será alimento para a vida do mundo. Insinua-O também a Nicodemos, à samaritana e aos que tomam parte na festa dos Tabernáculos. Aos seus discípulos, fala d’Ele abertamente a propósito da oração e do testemunho que devem dar” (CIC 728). 

O Espírito Santo é a grande promessa do Pai. A oferta redentora de Cristo na Cruz foi a chave que abriu as portas do Céu para que o Espírito Santo viesse. Esse enviado do Céu, então, não fará outra coisa senão confirmar o ministério do Salvador. O Sacramento da Crisma confirma a graça batismal e acentua o “Pentecostes” do Mistério Pascal.

O batizado é confirmado pela força do Espírito Santo para ser membro responsável na Comunidade cristã. É enviado a ser testemunha de Cristo no mundo e viver em toda a amplitude sua vocação batismal. O primeiro e maior dom do Espírito Santo é o amor. ”’Deus é Amor’ (1Jo 4,8.16) e o Amor é o primeiro dom, que contém todos os outros. Este amor ‘derramou-o Deus nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado’ (Rm 5,5)” (CIC 733).

Os Cristão dos primeiros séculos da Igreja se definiam como mortos antes do santo batismo. O Sacramento, então, formaliza nossa pertença a Jesus e faz de nós destinatários de Sua graça, da vida plena que há em Deus.Uma vez que estávamos mortos, ou pelo menos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do dom do Amor é a remissão dos nossos pecados. E é a comunhão do Espírito Santo (2Cor 13,13) que, na Igreja, restitui aos batizados a semelhança divina perdida pelo pecado” (CIC 734).

A vida plena, feliz e realizada que existe na Trindade é comunicada a todos que acolherem a obra redentora de Cristo. Essa comunhão amorosa santifica e redime.

Jesus, no Evangelho, diz que: “A árvore que não der bom fruto, será cortada e lançada fora” (Mt 7,17-20). Sem o Espírito Santo, como aquele que faz germinar, seria inútil todo o esforço dos operários. Pois um planta; outro irriga; mas no final das contas, é o Espírito de Deus que faz germinar.

A Igreja enfrentou provas e combates ao longo dos séculos, todos esses acontecimentos, porém, não a fizeram sucumbir. Ela foi socorrida pelo Espírito de Deus (cf. Rm 8,26). O Catecismo se refere ao Espírito Santo nesse sentido como sendo: “O artífice da obra de Deus, o Mestre da oração” (CIC 741). 

Que a Igreja nunca se canse de suplicar o socorro desse grande conselheiro. Ele é a resposta de Deus, quando ela se vê esmagada por interrogações. 

Leia também:

+ Maria: a Esposa do Espírito e Mãe de Jesus

Creio no Espírito Santo, grande promessa de Deus

Feitos e promessas de Deus operadas e cumpridas em Cristo

Maria e a economia da salvação

+ Ele julgará os vivos e os mortos

A Ressurreição de Jesus é o cerne da Boa Nova anunciada por Seus discípulos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.