Institucional

O homem é um ser vocacionado

vocacionado
Foto de @rafascesar

Ser vocacionado faz parte da essência do ser humano. Todo homem e toda mulher foram, por Deus, chamados a realizar algo que somente aquela pessoa pode fazer. No entanto, a vocação não se restringe a fazer algo, mas a exercer com eficácia uma missão. Esta pode dar-se em uma vida profissional, religiosa, no matrimônio, em qualquer dimensão que Deus assim tenha escolhido, chamado – pois a palavra vocação vem do latim: “Vocare” (chamado). Deus chama e o homem, em sua liberdade, responde como deseja.

Um vocacionado, no ambiente em que está inserido, será alguém que ali faz a diferença. Aquele que não tem vocação para realizar a atividade ou ser expressão daquele carisma que lhe foi confiado, por mais que o faça bem, não alcança sua definição plena ou não é, de fato, realizado quanto é o vocacionado.

Falando diretamente de uma vocação a um carisma específico no interior da Igreja, é possível constatar esta realidade, ou mesmo em uma profissão, como a medicina por exemplo. Não basta ter desejo ou interesse. Se a pessoa não foi por Deus chamada a isso, sempre vai estar a procura de algo que lhe complete.

2012_08_21_22_46_460Vocação é estar inserido, identificado, completamente encaixado naquilo que faz. É possível alguém ser vocacionado a uma profissão, que também é um chamado de Deus, e mesmo assim ter um carisma particular na Igreja. É preciso fazer uma real experiência com a pessoa de Jesus Cristo para, então, compreender, acolher e, enfim, responder à vocação a qual Ele chama cada pessoa.

Somente em uma busca sincera, isso será alcançado. O coração de cada homem busca conhecer a que foi chamado, ou seja, qual é a sua vocação. É possível  realizar-se definitivamente.

 

Maianna Marques
Secretária Vocacional – Missão Garanhuns


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde gostaria de fazer um caminhada com me chamo Rodrigo Guid Sebastião sou solteiro morro na cidade de Cerqueira César interior de São Paulo faço parte da paróquia santa teresinha do menino Jesus Arquidiocese de Santana de Botucatu meu telefone é 14 999_225992 ENDEREÇO AVENIDA SOTERO Ñ 90

  2. Olá Leide Jane, trilhar um caminho vocacional, é sim um tempo de discernir o chamado de Deus na sua vida, sabemos que todo homem é chamado por Deus a uma vocação,há alguns de maneira particular a uma vocação especifica, a exemplo o Carisma Shalom. Fazendo o Vocacional Shalom, você vai discernir se esta é a sua vocação. No Caminho do Vocacional Shalom, você terá formações, acompanhamento vocacional, além de todo um itinerário espiritual que te ajude a discernir sua vocação.
    O vocacional shalom, inicia sempre no mês de março, nas cidades onde temos a missão shalom. Ou seja, em março de 2015, iniciaremos mais um ano vocacional no shalom.
    Maiores informações você pode enviar um e-mail para vocacional01@comshalom.org

    Deus te abençoe.