Na correria do dia a dia, num mundo acelerado, cheio de tomadas, Wi-fis, buzinas no trânsito, barulho do teclado, barulho interior mesmo, carro que passa na rua, sirene que toca pro intervalo (até de pensamentos rápidos), vamos nos deparando com dificuldades, problemas, conflitos que muitas vezes nos achamos incapazes de solucionarmos. Chegamos a pensar que aquele quebra cabeça, que não é o do jogo da criança, mas o da sala de trabalho, de aula, esteja faltando uma peça e que nunca será encontrada. Talvez o medo e a insegurança sejam os principais vilões dessa história montada com pequenos cubos de gelo, que mais tarde se tornaria um bloco enorme capaz de derrubar o Titanic. E o Titanic somos nós, que por fora “bonitões”, mas por dentro uma preocupação que percorre nossos corredores como água gelada que resfria qualquer um.
Quem sabe nós mesmos não temos coragem de reconhecer nossos PROBLEMAS ou de pelo menos enxergá-los com letra maiúscula.
Quem sabe nós mesmos não temos coragem de reconhecer nossos PROBLEMAS ou de pelo menos enxergá-los com letra maiúscula. Não temos coragem de enfrentá-los de frente e ‘empurrando com a barriga não dá’. Acontece que o mundo, muitas vezes senhor das alucinações, porque nos faz perder o sentido das metas, nos diz que a ponta do iceberg é maior que a nossa capacidade de manobrar. Esse mesmo mundo vai formando mais pessoas descrentes de um Deus capaz de tudo fazer, tudo realizar. Por mais infieis e menores que sejamos, Ele se mostra a nós e nos sustenta na sua fortaleza. Não existe iceberg nenhum maior que o poder e a intervenção de Deus no meio dos homens.
Quando nos damos conta de que não estamos sozinhos na estrada, ou mesmo no mar de inquietações, tudo fica mais leve. Ele já disse né? “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso” (Mt 11, 28). Poxa, bora seguir o conselho do cara então. É mais fácil ser feliz com Aquele que está disposto a nos dar a paz, a ser “feliz” com aquilo que o mundo nos empresta.
Não existe problema que não possa ser solucionado, não existe empasse que não possa ser resolvido. A justiça de Deus pondera nossos sentimentos e emoções, reconhece nossas necessidades e alarga nosso coração ao amor. Não existe iceberg que não derreta depois de ficar exposto à luz de Cristo. Coloquemos, portanto, nossa vida à disposição Dele, exponhamos nossa nudez para que Ele nos cubra com Sua paz e possamos notar que tudo é menor do que parece, que não assusta, e que toda peça pode ser achada.