Formação

O jovem e a intercessão

Muitas vezes achamos que os jovens são mais adequados para servir em equipes correspondentes à sua animação, resultando num menor envolvimento dos jovens para com serviços mais oracionais

comshalom

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno” (1João 2,14b) é a palavra profética que o discípulo amado deixou aos jovens, em nome de Deus. O jovem na Igreja, hoje em dia, gosta de evangelização, música, dança, teatro, atividades próprias que expressam a força interior e a alegria deles. Em nossos encontros, seminários de vida no Espírito e retiros jovens, comumente vemos que a capela fica menos ‘badalada’ em comparação aos outros serviços.

Muitas vezes achamos que os jovens são mais adequados para servir em equipes correspondentes à sua animação, resultando num menor envolvimento dos jovens para com serviços mais oracionais. Deus deseja que os jovens também sirvam a Ele na intercessão! Ele anseia para que os irmãos com mais experiência e tempo de caminhada ajudem e formem os jovens espiritualmente. O Senhor deseja escutar o clamor dos jovens, falar aos seus corações na oração e formá-los, afinal o jovem é o futuro da Igreja, assim como um dia São João foi o apóstolo mais novo, amado e afagado por Jesus, e depois escreveu livros riquíssimos das Sagradas Escrituras e evangelizou com sua vida. Deus tem lindos e grandes sonhos para os jovens. O jovem que reza hoje será o pai de família, padre ou missionário que ajudará a Igreja a ser a face de Cristo no futuro. Valorizemos nossos jovens como grande tesouro da Igreja!

Jovens, vocês são fortes! Diante das suas súplicas, de coração aberto ao mover do Espírito Santo, o Senhor ouvirá e realizará maravilhas nas vidas do povo que foi confiado a vocês e nas suas também. Na intercessão, vocês levantam almas do deserto e do abandono para a vida nova em Cristo e ajudam a afastar o mal que antes as cercava, impedindo a realização da obra de Cristo. Sua intercessão retira a influência do mal e pede que o Espírito Santo preencha todos os espaços e tome, com misericórdia, por completo aqueles filhos e filhas de Deus. É preciso abrir o coração para a unção do Pai para isso. A intercessão eficaz acontece pela força e poder da Terceira pessoa da Santíssima Trindade, então peçam humildemente a Ele que, reavive os dons carismáticos e louvem com muita intensidade e gratidão.

Antes da palavra ser acolhida pelos participantes de um retiro, a obra de Deus já está acontecendo na capela, para o ministério de intercessão.

A batalha espiritual é uma realidade, e muitas vezes o próprio Deus antecipa para os intercessores quais obras Ele deseja realizar. Deus também deseja fazer sua obra a caráter pessoal, em seus corações. Jesus gosta muito de  curar, reordenar pensamentos e sentimentos, falar de  vocação e  missão enquanto estamos na capela.

“Interceder, pedir em favor do outro, desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus. No tempo da Igreja, a intercessão cristã participa da de Cristo; é a expressão da comunhão dos santos” (CIC, 2635). Não intercedemos sozinhos, estamos acompanhados pelos santos e por Cristo. Sejamos pontes que ligam o coração do homem ao Coração de Deus. Inundemos a vida de nossos irmãos com a glória de Deus.

 

Rodrigo César Neves


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comecei na intercessão ainda jovem, já se vão quase 20 anos, minha conversão se deu diante de Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar, fiz uma experiência profunda da Misericórdia de Deus, tenho certeza que neste momento fui escolhido para ser intercessor, desde então, estar diante do Senhor, intercedendo pelos irmãos é uma grande alegria para mim. Por experiência própria creio que a Misericórdia de Deus pode transformar qualquer situação, e não há ninguém que Ele em seu Amor não possa Salvar.