Formação

O justo vive pela fé

comshalom

Há um versículo que aparece pelo menos quatro vezes naSagrada Escritura: ´O justo vive pela fé´(Hab 2, 4; Rm 1,17; Gl 3,11; Hb10,36). A palavra fé na Bíblia é também traduzida como ´fidelidade´ a Deus. É aatitude daquele que crê e que obedece o Senhor. Neste sentido São Paulo falaaos romanos da ´obediência da fé´ (Rm 1,5). A fé é um ato de adesão a Deus;isto é, submissão que implica obediência à Sua santa e perfeita vontade.

 A fraqueza da nossa natureza humana impede muitas vezes quea nossa fé seja coerente; quer dizer, às vezes os nossos atos não estãoconforme às exigências da fé. Portanto, não basta crer, é preciso obedecer.Depois que o povo hebreu recebeu a Lei de Deus por meio de Moisés, exclamou:´Tudo do que Iahweh falou, nós o faremos e obedeceremos´ (Ex 24,7). Esta era avontade do povo, no entanto, sabemos que este mesmo povo prevaricou tantasvezes prestando culto aos deuses dos pagãos.

 Depois que Josué, no limiar da morte, conclamou o povo, aser fiel a Deus, e só a Ele prestar culto na Terra que Deus lhe dava, o povorespondeu: ´A Iahweh nosso Deus serviremos e à sua voz obedeceremos´ (Js24,24). Mas sabemos que logo após atravessar o rio Jordão, e tomar posse daTerra tão esperada, este povo não demorou a render´se aos encantos dos deusesdos cananeus. Isto mostra que não é fácil, também para nós, viver a fidelidadea Deus, pois também hoje os deuses falsos nos atraem, e querem ocupar o nossocoração. A obediência sempre foi e sempre será a prova e a garantia dafidelidade.

 Foi por ela que Jesus salvou a humanidade, porque fezexatamente o que o primeiro Adão recusara fazer. Na obediência radical a Deus oCristo desatou o nó da desobediência de Adão e nos reconciliou com o Pai. Damesma forma, ensinam os Santos Padres, pela obediência da Virgem, ela desatou olaço da desobediência de Eva que lançou a humanidade na danação. A partir daí,a obediência a Deus passou a ser a marca principal daquele que crê. Ela é omelhor remédio para os males que o pecado original deixou em nossa natureza:orgulho, vaidade, presunção, auto´suficiência, exibicionismo, etc.

 O profeta afirma que: ´A obediência é melhor do que osacrifício´(1Sm 15,22). E Thomas de Kempis, na ´Imitação de Cristo´, asseguraque: ´Obedecer é muito mais seguro do que mandar´. No pátio da Academia Militardas Agulhas Negras, está escrito, para que os cadetes leiam todos os dias:´Cadete, ide comandar, aprendei a obedecer!´ Se a obediência é tão necessáriapara com os homens, quanto mais para com Deus. A outra característica dafidelidade a Deus é o firme propósito de servir´lhe sempre e com perseverança ereta intenção, mesmo nos momentos mais difíceis. Como agrada a Deus o filho fiel!O profeta diz: ´Iahweh guarda os passos dos que lhe são fiéis´(2Sm 22,26). E oSenhor Jesus disse: ´Muito bem servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel,sobre o muito te colocarei. Vem alegrar´te com o teu Senhor´ (Mt 25,21). Tudo oque recebemos de Deus nesta vida, é este ´pouco´ sobre o qual é testada a nossafidelidade a Deus.

 Ser fiel a Deus é ser obediente às suas leis, à sua vontade,e servir´lhe com toda a alma. Santo Inácio de Loyola afirmava que viver bem é´amar e servir a Deus nesta vida´. Jesus disse aos Apóstolos na última Ceia:´Se me amais, guardareis os meus mandamentos´ (Jo 14,15). Portanto, amar aDeus, mais do que um sentimento, é uma ´decisão´: guardar os seus mandamentos,cumprir a sua vontade. ´Nem todo aquele que diz, Senhor, Senhor,… mas aqueleque faz a vontade de meu Pai´(Mt 7,21). Dessas palavras fica claro que amar aDeus é viver os seus ensinamentos.

 O Senhor deixou a Igreja para que a Sua vontade fosseexpressa e objetivamente conhecida, e não ficasse ao sabor do julgamento decada um. Ele garantiu à Sua Igreja que o Espírito Santo a conduziria ´a toda averdade´(Jo 16,13), e que a voz da Igreja é a Sua voz. ´Quem vos ouve, a Mimouve; quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem Me rejeita, rejeita aquele que meenviou´(Lc 10,16). Então, ser fiel ao Senhor, é ser fiel à Sua Igreja, e tudoaquilo que ela ensina. O Papa Paulo Vi disse certa vez que: ´quem não ama aIgreja, não ama Jesus Cristo´. É lógico, a Igreja é o Corpo de Cristo! Quem nãoé fiel à Igreja, não é fiel a Jesus Cristo! Quem não serve a Igreja, não servea Jesus Cristo… A Igreja é o Cristo prolongado na história dos homens. Quandose toca a Igreja, se toca o próprio Senhor.

 A fidelidade está muito ligada à perseverança e à paciência.Santo Agostinho disse: ´Os que perseveram em vossas companhias sejam vossosmodelos. E os que vão ficando pelas calçadas, aumentem vossa vigilância´. E ogrande São João da Cruz ensinava que: ´A constância de ânimo, com paz etranquilidade, não só enriquece a pessoa, como a ajuda muito a julgar melhor asadversidades, dando´lhes a solução conveniente.´ Mas, para que haja serviço aDeus, perseverante e alegre, e para que possamos amar e cumprir os seusmandamentos, é preciso uma vida de piedade, vigilância e oração, sem o que, aalma esfria.

 Sabemos que ´mosca não assenta em prato frio´; quando a almaesfria, os demônios se aproximam dela para vencê´la pela tentação. Não seremosjulgados pela nossa capacidade intelectual, e nem pela grandeza das nossasobras, mas, como disseram os santos, pela pureza do nosso amor a Deus e pelaperseverança nesta vivência. Jesus garantiu que diante de todas as adversidadesque virão, ´quem perseverar até o fim será salvo´ (24,13).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *