Formação

O Mistério Pascal e a Eucaristia à luz de São João Paulo II

No mês da Páscoa, celebramos com ainda mais fervor a Eucaristia, pois ela é a perfeita atualização do Mistério Pascal. Como Comunidade Shalom, relembramos São João Paulo II, afinal, nascemos aos seus pés em uma celebração Eucarística.

comshalom
14-06-2001 ROMAVATICANOBASILICA DI S.GIOVANNI IN LATERANO – CORPUS DOMINISUA SANTITA’ PAPA GIOVANNI PAOLO II ©MICHELE RICCI / LAPRESSE

«A Santa Missa é absolutamente o centro da minha vida e de todos os meus dias». Não existem dúvidas que Karol Wojtyla, eleito Papa em 16 de Outubro de 1978, seja reservado a passar para a história como São João Paulo II, o grande. De fato, o seu pontificado, marcado como o Papa Mariano e Eucarístico, foi um dos mais longos da história. Tempo esse dedicado com energia e força à Igreja a aos homens.

Leia também| Quem pediu a Jesus a Eucaristia?

Uma parte consistente de tal grandeza é formada pelo seu Magistério Eucarístico. Enquanto guardião do dom e mistério que é a Eucaristia, São João Paulo II se esforçou com profundidade e testemunho de vida a promover a sã doutrina Eucarística, e a lutar contra tendências contrárias que escureciam a beleza e o fulgor de tal mistério.

Carta aos sacerdotes

 Entre os textos principais desse precioso Magistério, se elencam as suas Cartas aos Sacerdotes. Cartas escritas em cada Quinta-Feira Santa aos Presbíteros. Suscitou grande estupor no início do seu pontificado o tom e a forma de tais cartas, pois o Papa se expressava em diálogo fraterno «No início do meu novo ministério na Igreja, sinto a profunda necessidade de me dirigir a vós». O conteúdo e a profundidade das cartas são vários: oração, Virgem Maria, família, jovens, celibato, existência sacerdotal, relação pessoal, Paróquia, e sobretudo o Papa oferece um belíssimo minitratado sobre a Eucaristia.

A tal iniciativa, os sacerdotes do mundo inteiro entraram em diálogo com o Santo Padre «E muitos de vós, veneráveis e caros Irmãos, houveram por bem dar-me conhecimento disso em seguida, acrescentando pessoalmente também palavras de agradecimento». A partir da leitura das Cartas, alguns pontos parecem mais evidentes: Eucaristia e Sacerdócio; Eucaristia e penitência; Eucaristia e sacrifício; e os efeitos da Eucaristia para a vida da Igreja.

Encíclica sobre a Eucaristia

A outra coluna do Magistério Eucarístico de São João Paulo II é a sua última Encíclica Ecclesia de Eucharistia. Documento tido como a síntese do Magistério da Igreja sobre a Eucaristia. Aqui, o Papa convida a Igreja a viver de Eucaristia, afinal, a Igreja primitiva nasceu em torno dela, também a Igreja hoje se desenvolve e cresce com ela e a partir dela. Entre os temas tratados na Encíclica, podemos brevemente elencar dois argumentos: Maria, Mulher Eucarística e os Aspectos pastorais.

 O título do último capítulo da Encíclica é: Na escola de Maria, Mulher Eucarística. O Papa não pode esquecer o seu fio Mariano. Do seu próprio lema Totus tuus se entende que tudo nele fazia referência a Mãe do Salvador. Para muitos na época, foi uma surpresa encontrar no final de uma Encíclica, todo um capítulo dedicado à Mãe de Deus. Do outro lado, se poderia esperar que um Papa profundamente Mariano evidenciasse Maria com o centro Sacramental da vida Cristã.

Maria, modelo e mãe da Igreja

 Para São João Paulo II, se alguém deseja redescobrir o mistério Eucarístico em sua totalidade e a íntima relação da Igreja com a Eucaristia, se deve recordar Maria, modelo e mãe da Igreja. A mãe de Deus tem uma profunda relação com a Eucaristia. Embora o Evangelho à primeira vista se cale sobre esse tema, o Papa coloca na mesma linha dois momentos do livro dos Atos dos Apóstolos «unânimes, perseveravam na oração» (At 1,14) e «à fração do pão e às orações» (At 2,42). O vínculo de Maria com a carne de seu Filho pode-se delinear «indiretamente a partir da sua atitude interior. Maria é mulher “eucarística” na totalidade da sua vida».

 O Papa compara o Fiat de Maria com o Amém que o cristão Católico pronuncia quando recebe o corpo do Senhor. Cada um deve-se colocar em continuidade com a fé Mariana. Em determinado momento da Encíclica o Papa reflete «Impossível imaginar os sentimentos de Maria, ao ouvir dos lábios de Pedro, João, Tiago e restantes apóstolos as palavras da Última Ceia: “Isto é o meu corpo que vai ser entregue por vós” (Lc 22, 19). Aquele corpo, entregue em sacrifício e presente agora nas espécies sacramentais, era o mesmo corpo concebido no seu ventre! Receber a Eucaristia devia significar para Maria quase acolher de novo no seu ventre aquele coração que batera em uníssono com o d’Ela e reviver o que tinha pessoalmente experimentado junto da Cruz».

A fragmentação

 Em um outro documento, O Papa traz à tona ainda um dos maiores males da sociedade contemporânea: a fragmentação. Seja no interior do homem ou naquilo que ele mesmo faz experiência. Como remédio para o homem despedaçado do nosso tempo, o que poderia indicar São João Paulo II senão a Eucaristia? «Cada esforço de santidade, cada iniciativa para realizar a missão da Igreja, cada aplicação dos planos pastorais deve extrair a força de que necessita do mistério eucarístico e orientar-se para ele como o seu ponto culminante». Ora, a Eucaristia não conhece divisão nem discórdia.

 Concluímos trazendo um claro desejo do Papa: «Vamos para testemunhar com humilde alegria que naquela pequena Hóstia cândida está a resposta aos interrogativos mais prementes, está o conforto de todas as mais torturantes dores, se encontra, como penhor, a saciedade daquela ardente sede de felicidade e de amor que cada um traz dentro de si, no segredo do coração».

     Matheus Braga
Bacharel em Filosofia, Teologia na Universidade de Lugano
Consagrado da Comunidade de Vida

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.