A chama que orienta a Comunidade Católica Shalom é o próprio Espírito Santo, o sopro de Deus, que direciona quais caminhos seguir como cristãos e cristãs dentro do carisma, a partir do grande presente chamado Caminho da Paz. Uma real trilha em busca da amizade com Cristo e de formação pessoal. Esse caminho é vivenciado a partir dos grupos de orações, frutos dos seminários de vida, tendo como exemplo o Acamps 2020.1, que dá continuidade a experiência vivida durante os seus quatro dias através do novo grupo de oração.
Como conta a Alice, estudante de enfermagem e participante do novo grupo: “Vivenciar o Acamps e o pós Acamps, foi e a cada dia é, uma grata surpresa do Amor de Deus em minha vida. E contar com o grupo de oração e com os nossos pastores é a possibilidade de manter-se perto desse amor, estar em unidade com Deus e com a Igreja, ter irmãos com quem compartilhar as conquistas e dividir as tribulações, onde o julgo é suave e o fardo leve. E assim, juntos caminhamos rumo a verdadeira Felicidade, a santidade”.
Caminhar com Cristo é esplendoroso e ganhar a partir Dele pessoas que podem orientar e formar estes jovens é uma via salvífica, que é vivenciada na própria Comunidade por meio dos pastores. Como Ralícia, núcleo do novo grupo, discípula pela Comunidade de Aliança que fala: “Deus sempre nos insere em um novo tempo. E neste ano que Santa Teresinha do Menino Jesus é a minha amiga do ano o Senhor me confia os jovens para pastorear, pela primeira vez”.
Ela ainda acrescenta: “Ainda estamos no início de uma jornada, porém o Senhor já manifesta Sua misericórdia sob todos, pastores e ovelhas e estou ansiosa para viver o que Ele preparou para nós”.
Além disso, a experiência pessoal de é gerada pelo próprio Deus a partir de cada vivência. O Ian, estudante de eletrotécnica e também participante do novo grupo, conta a relevância do seu sentir-se chamado, através do próprio acampamento ao dizer: “Eu conheci o Shalom faz um tempinho, ainda em Natal, mas nunca participei ou tive qualquer experiência com o carisma. Até que um tive minha primeira experiência com Deus, ainda num leito do hospital, muito doente, eu recebi a unção e foi despertado em mim uma vontade de voltar para a Igreja. Ao longo de 2019, fui vocacionado no Carmelo e com os Franciscanos, até que a providência divina me trouxe ao Acampamento onde vivi uma experiência extraordinária que inflamou meu coração de Amor Esponsal”.
E como palavras sempre são um dos meios de expressar a gratidão a Deus, o Ian ainda complementa afirmando que está a “cada dia mais apaixonado por Deus e pelo carisma Shalom“. O amor de Deus envolve a todos aqueles de corações abertos e dispostos a serem amados. E uma das formas de vivenciar essa experiência é por meio do grupo de oração.
Horários e locais dos grupos de oração
Centro de Evangelização da Torre (Av. Dom Pedro II, Nº 2600): sábado às 16h e quinta às 19h30.
Centro de Evangelização dos Bancários (R. Aristides Madureira Barros, Nº 207): terça às 19h30.
Centro de Evangelização de Santa Rita (Rua São Pedro, Nº 585): sábado às 16h.
Por Nicole Fernandes