Notícias

O número 38 nas Sagradas Escrituras e a Vocação Shalom

Para a Vocação Shalom, 2020 é um ano de graça, porque marca os 40 anos do encontro do jovem Moysés com o Papa João Paulo II, hoje santo.

A Comunidade Católica Shalom deu início às comemorações dos 38 anos da Vocação nesta segunda-feira, 6 de julho. Na Assembleia Comunitária especial de aniversário, foram apresentados vídeos históricos com momentos preciosos da Comunidade. Além disso, missionários testemunharam experiências marcantes vivenciadas nos primeiros tempos desse “caminho de e para a felicidade”. Entre os participantes, esteve Padre João Wilkes, membro da Comunidade de Vida, que destacou a relação do número 38 na Bíblia com a Vocação.

Em sua fala, o sacerdote relembrou a aprovação pontifícia em 2007, o encontro com o Papa Bento XI e a alegria daquele momento para os membros. Na ocasião, o Santo Padre recebeu o ícone do Ministério Mariano e Petrino da Igreja, presente ofertado por Moysés Azevedo, Emmir Nogueria e Padre João. “Esse ícone mostra que o carisma de Pedro e o carisma mariano são continuamente renovados para cada novo tempo da Igreja e da humanidade, e a Comunidade [com a aprovação] se torna recipiente que acolhe o vinho novo para o novo tempo”.

2020 é um ano de graça

Ele ainda ressaltou que 2020 é um ano de graça, porque marca os 40 anos do encontro do jovem Moysés com o Papa João Paulo II, hoje santo. “Cada vez que, como Comunidade, nós encontramos o Santo Padre e renovamos a nossa oferta de vida, cada vez que no ofertório da missa nós entregamos a nossa vida, é como se a Comunidade ganhasse novas forças, ganhasse novamente asas de águia para voar esse voo que Deus nos chama a viver”, afirma Padre João.

Tempo de esperança

O número 38 aparece no livro do Êxodo e no Evangelho de João. Os acontecimentos com que ele está relacionado dizem algo especial para esse tempo de aniversário da Vocação. Segundo o sacerdote, 38 anos foi o tempo que se passou depois que a primeira geração do povo eleito havia saído do Egito. Entre esses primeiros, estavam presentes Josué e Caleb que, mesmo tento passado quase quatro décadas, permaneciam acreditando na promessa de Deus sobre a terra prometida. Inclusive, foi Josué que introduziu o povo em Canaã.

Para ser curado na piscina de Betesda, o homem paralítico esperou 38 anos, segundo o Evangelho de João. Essa é a outra vez que o número aparece nas Sagradas Escrituras. A partir do aniversário da Vocação Shalom, a leitura que o consagrado faz desses dois momentos é que se inicia uma tempo de graça, de esperança, de cura. “Tempo de deixar que Deus nos prepare para cumprir todas as suas promessas em nossas vidas”, afirma Padre João.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *