Shalom

O Oitavo Dia! O Dia da Misericórdia!

Domingo da Misericórdia Shalom Salvador – Paroquia Nossa Senhora da Esperança
O Evangelho de João hoje narra uma dupla aparição de Jesus… No Primeiro dia e no oitavo dia após Sua Ressurreição. Sabemos que a narração da criação nos fala de sete dias… O que poderíamos entender então desta citação de João?
 ‘Deus criou tudo e viu que era bom (…) Deus criou o homem e viu que era muito bom’ (cf. Gn 1), mas com o pecado o homem afastou-se desta beleza primeira, desta semelhança com o próprio Deus. No entanto ao se fazer homem, como nos diz a Gaudium et Spes, “Deus revela o homem ao próprio homem” (GS, 22). Sim! Em Cristo encontra-se o nosso princípio e o nosso fim. Toda vida de Cristo nos salva e nos faz reencontrar os caminhos do Pai.
Naquele sexto dia no Gênesis o homem era criado da terra, neste novo sexto dia O Homem Perfeito é sepultado na terra para também recriá-la, e no sétimo dia em que fala-se do descanso de Deus, Deus feito homem nos faz compreender que o Seu descanso é retirar o homem da morte.

 

 E enfim chegamos novamente ao primeiro dia, o dia da nova Criação, o dia que se estende por oito dias para nos falar de um Dia Eterno que virá. Para Deus o primeiro e o oitavo dia são o mesmo e é pela Sua Ressurreição que somos recriados… Aquele sopro primeiro agora vem dos lábios do Ressuscitado e a falta de paz que habitava o coração do homem desde sua queda se dissipa quando por três vezes ele escuta: “Shalom! Paz a vós!” Não é simplesmente um anúncio mas é esta Palavra feita carne que se coloca diante deles… “Ele é a nossa Paz!” E o Verbo Ressuscitado se fez  Paz no meio deles… 
Ainda que já bastasse isto, “Deus não se deixa vencer em generosidade”, como nos fala Bento XVI. Então apresentando suas gloriosas chagas e o Seu lado aberto Ele nos dá O novo Paraíso cujo acesso é a Sua Misericórdia. Sim, fomos recriados no Oitavo Dia! o Novo Primeiro Dia!  O Dia que nem o pecado nem a morte pode vencer… O Dia da Misericórdia!!!

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *