<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>
“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesusrespondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o únicoSenhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda atua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundomandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamentomaior do que estes”.
Os dois grandes mandamentos resumem toda a ação doCristão nesse tempo: Amar a Deus e amar ao próximo. Sem o amor não se fala emlei e nem em obediência, muito menos em sacrifícios e vida santa. Desejar asantidade confunde-se com a própria busca do amor, pois quando encontramos oamor encontramos a santidade. E para o caminho de santidade, não podemosesquecer que essa busca do cristão em amar a Deus e ao próximo parte da própriaação de Cristo em nossas vidas e da gratidão que gera em nosso coração por tãogrande amor em nós, como bem ensina o Papa bento XVI:
“Compreende-seentão como a fé não é um fato natural, cômodo, obvio: é necessário humildadepara aceitar que se precisa que “um Outro” me liberte do “meu”, para me dargratuitamente o “seu”. Isto acontece particularmente nos sacramentos daPenitencia e da Eucaristia. Graças á ação de Cristo, nós podemos entrar najustiça “ maior”, que é aquela do amor ( cfr Rom 13,8-10), a justiça dequem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeumais do que aquilo que poderia esperar” (BENTO XVI, Mensagem da Quaresma de2010).