Formação

O que chocolate tem a ver com a páscoa?

Independentemente do evidente caráter fictício da história do coelho que põe ovos, é inegável que dar de presente ovos de chocolate na Páscoa às crianças é uma tradição presente nas casas de cristãos e não-cristãos.

comshalom

Você já ouviu algo tão absurdo como a crença de que um coelho põe ovos? Ou ainda que os ovos são de chocolate? Estes ovos de chocolate têm decorações alegres… será que eles já aparecem decorados quando o coelho os “põem pra fora” ou eles os decora depois? Aliás, será que ele mesmo os decora ou tem empregados que fazem este trabalho? Seria certamente mais sensato que tivesse empregados a fazerem isso, especialmente pelo excesso de demanda que surge entre os meses e março e abril, porém, pensar que um coelho poderia empregar alguém é quase tão fantasioso quanto dizer que poderia pôr ovos de chocolate.

Independentemente do evidente caráter fictício da história do coelho que põe ovos, é inegável que dar de presente ovos de chocolate na Páscoa às crianças é uma tradição presente nas casas de cristãos e não-cristãos.

Origem da tradição

A origem deste costume precede o cristianismo. Se diz que os ovos eram considerados sinal de fertilidade por algumas culturas pagãs, e eram dados como presente na mudança da estação do inverno para a primavera. Com a chegada do cristianismo, que estabeleceu as festas pascais em data próxima ao equinócio da primavera, associou-se essa tradição à vida nova trazida por Cristo. Mais tarde, veio a indústria do chocolate… e pronto! Temos o costume que vemos nos nossos dias.

O que nos interessa é saber se esse costume se opõe de alguma forma à fé cristã, cujo mistério central é celebrado na Semana Santa.

O que se celebra na Semana Santa

Precisamos para responder a esta questão, em primeiro lugar, ter claro o que se celebra na Semana Santa: o mistério central da nossa fé que é a Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, a consequente redenção do ser humano, a libertação do pecado e da morte, a reconciliação definitiva entre o homem e Deus, e o convite à uma vida nova pelo batismo, no qual morremos sacramentalmente com Cristo e ressuscitamos com Ele.

Qualquer coisa que façamos nesses dias deve procurar nos inserir na alegria do amor de Deus, seja uma ceia preparada com dedicação, seja um canto de louvor e gratidão ao Senhor, ou seja dar de presente às crianças da casa chocolate em forma de ovo. Desta maneira, se dar os “ovos de Páscoa”, escondidos nos diversos cômodos da casa, gera alegria, a modo de apontar e participar do gozo da Ressurreição, em nada se opõe ao mistério celebrado nos dias Santos.

Por outro lado, se eles se tornarem o centro, se não forem acompanhados de uma viva recordação da Ressurreição de Jesus Cristo, e se tomarem, mesmo que de forma sutil, o lugar de Deus, então, não convém que estejam presentes na nossa casa.

Contudo, isso não é uma questão que diz respeito apenas aos “ovos de Páscoa”, pois, em si mesmos, eles nada têm de negativo, mas a tudo aquilo que possa nos distrair do espírito especial desses dias santos.

Que tudo na nossa vida nos dias em que celebramos o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus nos leve a uma experiência profunda com o amor de Deus!

Retiro de Semana Santa Shalom 2021

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição online, devido à pandemia da Covid-19. O encontro acontecerá do dia 1º ao dia 4 de abril  de 2021 em seu Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Além deles, Padre Cristiano Pinheiro, Padre João Wilkes e Padre Antônio Furtado conduzirão momentos formativos e oracionais durante o encontro.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuito, clique no link e faça já a sua inscrição. Você também pode se inscrever contribuindo com a nossa ação de evangelização.

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O livro será usado no retiro online,  auxiliando os participantes nas pregações, na Via-sacra e no espírito litúrgico de cada dia.

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2021]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *