Cristo ressuscitou, aleluia! Sim, verdadeiramente ressuscitou, aleluia! Essa semana me indagaram com a seguinte pergunta: “O que Cristo ressuscitou na sua vida nesta Páscoa?”
Fiquei a refletir, desejei olhar meu caderno de oração, relembrar meus propósitos da quaresma, o que eu tinha percebido a luz de Deus que precisava deixá-Lo trabalhar e transformar, fazer morrer para renascer com Cristo em Sua ressurreição. Fiquei a lembrar do que pedi a Deus no Sábado Santo para Ele tocar e ressuscitar em Sua Páscoa. Me comprometi então com a pessoa de lhe dar a resposta depois acerca do que Cristo tinha verdadeiramente tocado e os frutos do choque da Sua ressurreição na minha vida.
A partir disso lanço a pergunta… O que Cristo ressuscitou ou está ressuscitando (porque ainda estamos nas oitavas e celebramos sua ressurreição todos os dias dessa semana) em você nesta Páscoa? Quais os frutos Ele gerou em seu coração, neste tempo?
Jesus se fez presente
Na segunda-feira, o Evangelho trazia Jesus que apareceu às mulheres e aos soldados. As mulheres viram e creram e foram correndo contar aos discípulos, testemunhando o que viram. Já os soldados, apesar de verem, continuaram a viver como se não tivessem visto (foram contar aos sacerdotes e se calaram por algumas moedas), não testemunharam a Ressurreição de Jesus (Mateus 28,8-15).
Na quarta-feira, Jesus caminhou com os discípulos de Emaús e na fração do pão, as escamas que os cegaram caíram, e eles perceberam que diante deles estava o Cristo, vivo e ressuscitado (Lucas 24, 13-35). Na quinta-feira, Jesus indaga os seus: ” Por que estais (ainda) perturbados e porque surgem tais dúvidas em vossos corações? Vedes… sou eu! E assim abriu a mente dos discípulos para que entendessem as escrituras”, o mistério que estava ali diante deles (Lucas 24, 35-48).
Na sexta-feira, o discípulo no qual Jesus amava reconhece imediatamente Jesus Ressuscitado e anunciou “É o Senhor” (João 21, 1-14)
Você e eu podemos ainda estar duvidando que de fato Jesus tenha ressuscitado das nossas mortes e aflições, pecados e limitações. Como os soltados, podemos estar vivendo como se a Páscoa na nossa vida não tivesse ainda acontecido, mas Ele ressuscitou, tocou nas nossas misérias e as preencheu com a Sua presença Viva. Não vedes?
Jesus nos redimiu na Cruz, já venceu nossas mortes por nós. Ele nos dá a força para enfrentarmos nossas cruzes, pois ali Ele já tocou e está agindo. Assuma esta obra de redenção e viva na fé. Pode ser que você se pergunte agora: “mas passou a Páscoa e esta situação aqui permanece”. É verdade, pode estar ainda aí a situação, mas será que Ele já não te deu a graça para você assumi-la com a presença Dele? E com a força de Jesus Ressuscitado, já não tenha encontrado a graça para superar e vencer?
Caso não tenha encontrado ainda, peça a Ele que o choque da Sua Ressurreição gere em você a força pra vencer. Peça a Ele que retire as escamas que ainda te impedem de ver sob o olhar da fé esta situação, já superada. Peça a Ele para abrir sua mente como fez com seus discípulos para que você entenda e veja Sua manifestação em sua vida. Que sejamos com o discípulo amado, vejamos logo Sua presença ressuscitada diante de nós. É Páscoa, Cristo de fato ressuscitou em nós e preenche nosso sofrimento com sua presença!
Jéssica Camargo