Formação

O que é a verdade?

“A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, guardando-se da duplicidade, da simulação e da hipocrisia” (CIC 2469).

comshalom

Uma das passagens mais intrigantes dos Evangelhos é aquela na qual Jesus se apresenta diante de Pilatos e este tenta lhe interrogar a respeito das acusações feitas pelos chefes judeus e da Sua realeza. Após constatar da boca do próprio Jesus de que ele era realmente rei perante o Seu povo e de que a verdade é o sinal por meio da qual se chega a esta reve-lação, o procurador romano pergunta: “O que é a verdade?” (Jo 18,38). A passagem parece dizer que Jesus calou-se diante da indagação e lança um olhar mais apurado a respeito da missão Dele entre os seus e de como, ainda hoje, esta dúvida ainda se encontra no cora-ção dos homens e na ânsia do mundo em tentar enxergar uma luz no fim do túnel. A verdade parece ser ainda um privilégio e buscá-la é, acima de tudo, o motivo de o homem estar imerso na frieza e na crueldade de si.

“Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está com a verdade, ouve a minha voz” (Jo 18, 37). Jesus parece responder a questão de Pilatos antes da formulação de sua pergunta. De fato, a verdade é o próprio Jesus que, fazendo-se ho-mem, dá à humanidade a chance de retomar a dignidade que lhe é própria e estar bem perto de seu Criador, como Ele mesmo nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). A verdade é o discurso de Jesus em toda a Sua jornada pelo mundo, que Ele não cansa de proclamar e pela qual deu a Sua vida. A verdade é, ainda, o fruto do Espírito Santo concedido aos apóstolos no início da Igreja, como forma de exortá-los a abraçar os caminhos da Nova Aliança. “Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece” (Jo 14, 17). O silêncio de Jesus ante a pergunta de Pilatos parece indicar a eloqüência da mentira que ronda o mundo e que teima em calar as verda-des eternas que Deus coloca no mundo através de Seu Filho Divino. Jesus se cala porque o mundo, mesmo ansioso pela Verdade, escolhe as “verdades” que lhe convêm, da forma que mais lhe agrada. Só que o silêncio de Jesus é mais penetrante do que as mil palavras de que o homem se utiliza para tentar se convencer das mentiras que prega; seu silêncio anuncia o modo como Deus age no profundo do coração da humanidade, tentando calar-lhe para em seguida realizar a sua obra de amor.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que “o homem tende naturalmente para a verdade. É obrigado a honrá-la e testemunhá-la” (CIC 2467). Deus, desde a criação do homem, infundiu em seu coração o gérmen da verdade, a fim de se orientar diante de sua própria incoerência e desorientação. Ao cristão cabe dar este testemunho da verdade de Cristo como exigência própria da sua condição – “Ai de mim se eu não evangelizar!”, é o que nos diz São Paulo na primeira Carta aos Coríntios. São João arremata: “Porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que esta  no Pai e que se nos manifestou” (I Jo 1, 2). O próprio Jesus não se calou ante a cegueira do mundo, dando a vida para tornar realidade o que pregou, a fim de transformar o coração dos homens e de atestar a sabedoria de Deus. Agindo no escondimento da fé, os cristãos de hoje também não devem se calar, assumindo para si a tarefa de levar a verdade a quem que seja, alicerçada, evidentemente, na coerência de vida e de atitudes: “A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, guardando-se da duplicidade, da simulação e da hipocrisia” (CIC 2469).
No coração do jovem, deve arder ainda mais a verdade de Cristo para que ele não se deixe entregar às más inclinações de seu coração e às cadeias de pecado que o mundo lhe oferta de maneira insistente e incisiva. O Catecismo nos diz que “o discípulo de Cristo aceita ‘viver na verdade’, isto é, na simplicidade de uma vida conforme o exemplo do Senhor, permanecendo em sua Verdade” (CIC 2470). A juventude pode e deve ser vivida em Deus, alicerçada em Cristo que é a verdadeira alegria para nós. Isso pode atestado na vida de jovens santos que se doaram inteiramente à vida em Deus, como nosso irmão Ronaldo Pereira, Santa Terezinha do Menino Jesus e São Domingos Sávio.

Mesmo que o mundo grite mais alto e se recuse a escutar a palavra de Deus, ainda temos o silêncio que, ofertado para Deus, produz muito fruto no coração daqueles que desconhecem a Graça. Seja de que maneira for, o mundo de hoje precisa saber que há uma Verdade, e que ela é Vida e Caminho de amor para aqueles que a acolhem em seu coração. Uma Verdade que, mesmo escondida no exemplo de tantos e tantos cristãos, é certeira em revelar a grandeza do amor de Deus em nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *