O Retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Shalom recebe o nome de Renascer. De acordo com Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom, afirma que as grandes transformações sempre surgem a partir de um pequeno grupo de pessoas mobilizadas por um objetivo comum. Foi assim a origem do Renascer, retiro de carnaval, pioneiro na cidade de Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, junto a outros jovens, também da Comunidade, decidiram oferecer uma opção de carnaval diferente, livre dos excessos e com promoção dos valores que edificam a vida e a família.
Leia também| Afinal, há diferença entre alegria e felicidade?
O primeiro Renascer aconteceu na quadra do Colégio Piamarta (Montese) e acolheu cerca de mil pessoas. No ano seguinte, aproximadamente três mil pessoas compareceram. Devido ao aumento gradativo de participantes, o evento passou por diversos locais: os ginásios do Colégio Militar, Aécio de Borba e, por fim, Paulo Sarasate, onde ocorre tradicionalmente até hoje.
Histórico do Renascer
Desde 1986, o Retiro acontece nos três dias de carnaval. Na época, havia encontros católicos, porém voltados a quem já era engajado na Igreja. A nova inspiração foi oferecer um evento que pudesse congregar todos em três dias de oração, reflexão e muita alegria. O palco do primeiro Renascer foi a quadra do Colégio Piamarta, em Fortaleza. Reuniu pouco mais de mil pessoas em três dias de realização. No ano seguinte, o público saltou para o número de três mil. Na quarta edição, a organização contabilizou a presença de sete mil pessoas.
>> Siga o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Já em 1990, o evento precisou migrar para o Ginásio Paulo Sarasate, único espaço a comportar os participantes que, na edição de 2011, chegou a receber uma média de 12 mil pessoas por dia. O evento, que acontece em várias capitais brasileiras e até fora do país, cresceu e se expandiu. Desse modo, vai se construindo uma cultura de paz no período em que muitos afirmam que tudo se pode fazer. Os participantes não consomem bebida alcoólica e são tomados de uma alegria que não esgota na quarta-feira de cinzas.
Evento aberto a todos
Carmadélio Sousa, consagrado da Comunidade Aliança, esteve presente no primeiro Renascer e conta a história e importância desse evento para a Vocação Shalom. Carmadélio relembra o momento em que Deus os inspirava a transmitir a “alegria que não passa” para os moradores de Fortaleza.
“Não havia nada na cidade durante o carnaval, as pessoas costumavam viajar para o interior. Muitos não gostavam ou já haviam se cansado da festa tradicional. Grupos de igreja faziam seus retiros fechados, mas não havia nenhum evento focado na evangelização. Então surgiu o Renascer como uma inspiração profética de Deus no carisma”, explica o consagrado.
Leia também | Renascer 2025 aprofundará tema da “glória de Deus”
Não há ressaca, nem física, nem moral. Quem vai para o evento não perde nada, ao contrário, agrega. De perto e de longe, crianças, jovens e adultos, todos convivem em harmonia, promovem o respeito e, juntos, constroem uma cultura de paz. O local se transforma em um local de irradiação de amor e fé.
Quem vai é bem recebido, seja ele católico, crente ou não crente. O clima é de confraternização e segurança. A pregação da palavra de Deus é um dos pontos altos do Retiro; as sagradas escrituras são palavra viva, tocante, que transformam vidas, que propõem novos desafios, que dão novos rumos às nossas vidas.
Um Carnaval diferente
É um retiro que faz com que o Carnaval esteja vivo de tal forma no nosso coração e na nossa memória por muitos anos. É participar de uma experiência nova, de uma experiência diferente, de uma alegria que não passa, que enche o coração e nos faz viver, respirar, amar e servir. É daquela alegria que só Jesus Cristo pode plenificar nossos corações.
São dias especiais, com oração, com música, com pregações, com experiência de fraternidade e, sobretudo, com a graça que mudará a sua vida. Com a graça de Deus, você terá a oportunidade de encontrar essa alegria, que é o transbordamento da verdadeira felicidade. Temos testemunhados essa alegria durante todos esses anos. “O Renascer é um evento que evangeliza, mas que também nos ‘reevangeliza’”, disse Carmadélio Souza, consagrado da Comunidade de Aliança.
“É importante ressaltar que no Renascer acontece o maior Seminário de Vida no Espírito Santo de Fortaleza. É um evento que evangeliza e que nos reevangeliza, através do qual podemos ver Deus confirmando a sua obra através dos corações convertidos”, disse Carmadélio.
A entrada é gratuita, é um evento aberto porque se acredita que a alegria é um presente que Deus deseja dar a todos os corações. O Renascer foi o primeiro grande evento da Comunidade Católica Shalom. Você é nosso convidado especial.
Renascer 2025
Com o tema “Se creres, verás a glória de Deus”, o Renascer, retiro de carnaval da Comunidade Shalom acontecerá em mais de vinte cidades do Brasil no feriadão de 2 a 4 de março. Saiba onde e como participar!