Shalom

O que é o Renascer?

Desde 1986, o Renascer acontece durante os três dias de Carnaval em Fortaleza – CE. Neste ano, o encontro será realizado em diversas cidades brasileiras e até fora do País.

comshalom

Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, afirma que as grandes transformações sempre surgem a partir de um pequeno grupo de pessoas mobilizadas por um objetivo comum. Foi assim a origem do Renascer, retiro de carnaval, pioneiro na cidade de Fortaleza – CE. Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, junto a outros jovens, também da Comunidade, decidiram oferecer uma opção de carnaval diferente, livre dos excessos e com promoção dos valores que edificam a vida e a família.

Histórico do Renascer

Desde 1986, o Retiro acontece nos três dias de carnaval. À época, havia encontros católicos no período, porém voltados a quem já era engajado na Igreja. A nova inspiração foi oferecer um evento que pudesse congregar todos em três dias de oração, reflexão e muita alegria. O palco do primeiro Renascer foi a quadra do Colégio Piamarta, em Fortaleza. Reuniu pouco mais de mil pessoas em três dias de realização. No ano seguinte, o público saltou para o número de três mil. Na quarta edição, a organização contabilizou a presença de sete mil pessoas.

Já em 1990, o evento precisou migrar para o Ginásio Paulo Sarasate, único espaço a comportar os participantes que, na edição de 2011, chegou a receber uma média de 12 mil pessoas por dia. O evento, que acontece em várias capitais brasileiras e até fora do país, cresceu e se expandiu. Desse modo, vai se construindo uma cultura de paz no período em que muitos afirmam que tudo se pode fazer. Os participantes não consomem bebida alcoólica e são tomados de uma alegria que não esgota na quarta-feira de cinzas.

Evento aberto a todos

Não há ressaca, nem física, nem moral. Quem vai para o evento não perde nada, ao contrário, agrega. De perto e de longe, crianças, jovens e adultos, todos convivem em harmonia, promovem o respeito e, juntos, constroem uma cultura de paz. O local se transforma em um local de irradiação de amor e fé. Quem vai é bem recebido, seja ele católico, crente ou não crente. O clima é de confraternização e segurança. A pregação da palavra de Deus é um dos pontos altos do Retiro; as sagradas escrituras são palavra viva, tocante, que transformam vidas, que propõem novos desafios, que dão novos rumos às nossas vidas.

Um Carnaval memorável

Acontece, também, celebração eucarística e momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, aprofundando os participantes nos mistérios da fé. É um retiro que faz com que o Carnaval esteja vivo de tal forma no nosso coração e na nossa memória por muitos anos. É participar de uma experiência nova, de uma experiência diferente, de uma alegria que não passa, que enche o coração e nos faz viver, respirar, amar e servir. É daquela alegria que só Jesus Cristo pode plenificar nossos corações.

São dias especiais, com oração, com música, com pregações, com experiência de fraternidade e, sobretudo, com a graça que mudará a sua vida. Com a graça de Deus, você terá a oportunidade de encontrar essa alegria, que é o transbordamento da verdadeira felicidade. Temos testemunhados essa alegria durante todos esses anos. “O Renascer é um evento que evangeliza, mas que também nos ‘reevangeliza’”, disse Carmadélio Souza, consagrado da Comunidade de Aliança.

A entrada é gratuita, é um evento aberto porque acreditamos que a alegria é um presente que Deus deseja dar a todos os corações. O Renascer foi o primeiro grande evento da Comunidade Católica Shalom. Você é nosso convidado especial.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *