O que é ser maduro? A pergunta pode gerar como resposta nomes de pessoas bem sucedidas. Mas esta não é a referência correta. Segundo o missionário Paulo César, no curso Maturidade e Espiritualidade na Família, maduro é quem reconhece suas fragilidades, limites, não decide pelas emoções, não vive para si e tem coragem. O curso é realizado durante o Reviver, retiro de carnaval promovido pela Comunidade Shalom em várias cidades do Brasil (clique aqui e confira lista).
De acordo com ele, o mundo aponta pessoas “bem resolvidas”, com altos salários e bons cargos, com controle e independência na vida como “os maduros”. Mas, diz ele, dentro de casa, está a dependência afetiva e a ansiedade. “O mundo ensina buscar vantagens, comodidade e prazer para si”, diz.
Os verdadeiros discípulos são aqueles que fazem a vontade de Deus, como diz Mateus 7,21-27: Nem todo aquele que me diz “Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. Naquele dia muitos me dirão: “Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’. Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores! Portanto, quem ouve essas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve essas minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu, e a sua ruína foi completa!”.
Alicerçar a vida em Deus é ter coragem de enfrentar a ansiedade, humilhações em nome de Jesus.