Notícias

O que fazer em Assis durante a peregrinação na Convenção Shalom?

A turismóloga e consagrada da Comunidade  Edlainy Alves dá dicas para melhor aproveitar o tempo na cidade franciscana.

comshalom

Assis é daquelas cidades bucólicas que só de pisar a gente já se sente na Idade Média. Com seus muros e pedras, a cidade se torna ainda mais especial para os membros da Comunidade Católica Shalom por ter sido a terra de São Francisco, um dos baluartes da Vocação. Não é à toa que Assis foi escolhida para receber a programação do último dia da Convenção Shalom 40 anos.

A cidade fica em uma colina na região da Umbria, centro da Itália. Caso não esteja de carro ou no transporte oferecido pela Comunidade, não se preocupe que daremos uma solução!  Confira algumas dicas da turistmóloga, Edlainy Alves, sobre como aproveitar a visita a Assis.

>> Confira a programação oficial da Convenção Shalom 2022

Como chegar a Assis?

Para chegar a Assis de um jeito mais prático, você poderá fazer o deslocamento de trem. Partindo de Termini ( estação central em Roma) você consegue comprar ticket para uma viagem direto para Assisi, por um valor aproximado de 13 euros para uma viagem direto para Assisi, a terra de São Francisco.

Aqui, daremos algumas dicas do que fazer na cidade de Assis em 1 dia. Os Principais lugares em Assisi: Santa Maria Degli Angeli, Rocca Maggiore, Igreja de São Rufino, Santa Maria Maggiore, Basilica de Santa Clara, Piazza del Comune, Chiesa Nuova, Basilica de São Francisco e Capela de São Damião.

Itinerário

Lugares principais em Assisi: Santa Maria Degli Angeli, Santa Maria Maggiore, Basílica de Santa Clara e Basílica de São Francisco.

Santa Maria Degli Angeli (Basílica de Santa Maria dos Anjos):

Assim que chegar na estação de trem em Assis, você poderá caminhar até a Igreja, percurso em média de 10 min a pé.

Lá visitará o jardim das Rosas, onde Francisco atirou-se nu nos espinheiros para vencer a tentação e a pequena igreja dedicada a Santa Maria degli Angeli. Nela está a Porciúncula, mantida por muito tempo em estado de abandono,e terceira igreja a ser restaurada diretamente por São Francisco após o “mandato” recebido do Crucifixo de São Damião.

Contornando a calçada da Igreja Maria dos Anjos, você poderá pegar um ônibus (da linha C) que te deixará no alto da colina para prosseguir com o roteiro da visitação dos principais lugares de Assis. Assim que chegar no topo, poderá percorrer todo itinerário a pé, onde subindo por mais 10 minutos você irá se deparar com a entrada da Fortaleza estilo Medieval chamada de Rocca Maggiore.

Rocca Maggiore:

Desse lugar, podemos admirar uma paisagem espetacular com uma vista a partir do mirante do Monte Subásio que é considerado o ponto mais alto de Assis e além de ver a cidade, observamos o lindo vale de Perugia a Espoleto. A fortaleza promove uma viagem no tempo Medieval com um rico acervo recordando a vida da idade média em castelo. Vale a pena fazer todo o percurso a pé para que possa ter de apreciar e tirar lindas fotos de diferentes ângulos, já que pode subir pela escadaria ou contornando a muralha.

Porém, você consegue também chegar de carro até próximo a entrada da Fortaleza, caso tenha dificuldades na subida pela colina. O local está aberto a visitação todos os dias de 10h às 18h, última entrada às 17h15. Caso queira visitar o interior do Castelo, a entrega custa em torno de 7 euros.

Dando sequência ao nosso roteiro, descendo as vielas de Assis você conseguirá conhecer o vilarejo que tem sua estrutura encantadora por ainda reservar o estilo medieval de sua época. Logo, em um percurso de aproximadamente 10 min. a pé da Fortaleza chegará na Catedral de São Rufino.

Duomo di San Rufino (Catedral de São Rufino):

Foi nesta Catedral que São Francisco e Santa Clara foram batizados. Na igreja, pode-se ver a pia batismal que está conservada até hoje. Ela é de grande importância na história da ordem franciscana, pois Francisco muitas vezes descia até a cripta para rezar e foi onde ele pregou em muitos momentos para o povo. Além disso, foi na audiência de Francisco pregando nesta igreja que Clara ficou profundamente comovida por sua mensagem e fez seu chamado. Podemos visitar um pequeno museu onde contém algumas obras associadas à catedral e próximo se tem a casa onde viveu Santa Clara, contendo uma placa explicando seus acontecimentos.

Mais dicas de visitas

Continuando o percurso e por alguns minutos de caminhada pelas vielas de Assis, seguimos para a Basilica di Santa Chiara.

Basilica di Santa Chiara (Basílica de Santa Clara):

A ideia de construir uma igreja em homenagem a Santa Clara foi concebida logo após seu sepultamento. Além de estar guardados os restos mortais de Santa Clara, atrás da cripta, estão expostas algumas relíquias franciscanas importantes, por exemplo, algumas túnicas humildes usadas pelos santos, algumas mexas de cabelos de Santa clara cortadas por São Francisco e uma blusa bordada de Santa Clara e a Cruz de São Damiãio.

Além disso, não podemos deixar de citar que a Basílica conserva o Crucifixo original de São Damião, que falava a São Francisco. Uma informação interessante é que a Basílica se localiza ao lado oposto à Basílica de São Francisco de Assis, com as duas quase que de frente para outra.

Para quem deseja fazer uma parada, um breve pit stop, será agora em nosso próximo ponto que obviamente também é um local marcante para os devotos de Francisco. Vamos seguir para Piazza del Comune.

Piazza del Comune:

Como se já esperássemos um lugar que também foi marcado pela vida de Francisco. Ela fica localizada em um ponto central da cidade de Assis é considerada uma das praças medievais mais preservadas da Itália. Todos os anos celebram o Calendimaggio, um evento retratando os costumes da época, tendo apresentações e desfiles de trajes medievais, lembrando as antigas disputas entre as famílias.

Sobre o local acaba que formam um conjunto de fatores, onde chamam a nossa atenção na Piazza del Comune, o Templo Minerva e Igreja de Santa Maria Minerva que se entrelaçam em uma única obra, uma perfeita interação de elementos ao longo dos séculos, fazendo com que ao girar nossa cabeça ficamos encantados com toda estrutura e estilo preservado.

Por se situar no centro, acaba por ser um bom local para comer bem e barato, comprar souvenires e claro tirar bastante fotos. Ao redor da praça, encontramos mercearias, restaurantes para todos os bolsos e até mesmo pequenas biroscas com cardápios diferenciados.

E tem mais!

Mais alguns passos percorrendo a ladeira, nos deparamos com a casa de São Francisco, mais conhecida como Chiesa Nuova.

Chiesa Nuova (Igreja Nova/ Casa de São Francisco):

Sim, é isso mesmo! Teremos a oportunidade de conhecer o local que é traduzido como “o paternal e berço de São Francisco de Assis”, local onde morou Francisco. Este lugar não pode deixar passar despercebido. Além de revelar a vida de Francisco, somos alcançados através das obras preservadas através de uma virtude humilde que o próprio Francisco ansiava para sua vida.

Prosseguindo alguns metros de caminhada, vamos fazer uma visita ao local bastante esperado pelos jovens, onde que um jovem nesses últimos anos teve sua santidade confirmada. Seguimos para a Igreja Santa Maria Maggiore, conhecida como Santuario dela Spogliazine (Santuário da Espoliação).

Santa Maria Maggiore:

Local de percurso espiritual de Francisco em que aspira por uma vida inteira a Deus. Nela está sepultado o corpo de Carlo Acutis, tornando-se um local de peregrinação para muitos fiéis católicos.

Uma breve caminhada pela ladeira, finalmente chegaremos ao nosso tão amado lugar, mas que não entramos somente para visitar e sim rezar, meditar e deixar intenções.

Basilica de São Francisco:

Esta é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Patrimônio da Humanidade desde 2000. A Basílica é linda e atualmente é composta por 2 igrejas, uma em cima da outra. Por isso, hoje em dia fala-se em Basilica Superiore e Basilica Inferiore.

A tumba de São Francisco foi redescoberta depois de 600 anos “escondida”. Logo, poderá visitar a Tumba e fazer uma oração sobre ela. Na cripta, estão as relíquias preservadas do Santo numa vitrine, que o mesmo poderá ser visitado. Em frente à Basílica está um belo jardim gramado e que tem vista para a cidade. Ali, escrito em flores, pode-se ver a palavra Pax, que significa paz.

Importante: Não é permitido fotografar no interior das igrejas e capelas!

E por último, aconselhamos visitar este próximo local caso tenha um dia a mais em Assis ou que sua programação esteja bastante folgada, pois para visitar a Capela de São Damião demanda tempo.

Chiesa di San Damiano (Igreja de São Damião):

Fica localizado fora das muralhas da cidade, mas ao sul do município de Assis. Foi aqui em São Damião que Francisco recebeu a missão de restaurar a Igreja, aceitando o convite do Crucifixo: “Vai e repare a minha igreja que, como vês, está em ruínas”. (1205). Esse período foi muito intenso para Francisco e fez com que ele estivesse escondido e se dedicando à oração. Aqui, Francisco nos últimos anos de sua vida compôs o Cântico das Criaturas. Juntos a Igreja hoje se encontra um pequeno convento que foi transformado em museu.

Tenha atenção aos horários

Pedimos para que tenham atenção nos horários para não perder a programação que a Comunidade irá propor para nós. Nesse dia, em Assis, iremos estar juntos para rezarmos e faremos um grande momento de envio.

Assim que terminar o evento, aconselhamos a se deslocar até a estação de trem, pegando o mesmo ônibus que foi de chegada (Linha C), em seguida se dirija até a estação de trem. Uma orientação importante, é que a circulação do Ônibus termina cedo e o último trem para Termini sai por volta das 20h, então precisará se organizar para não perder a viagem.

 Edlainy Alves
Consagrada da Comunidade de Aliança, Missão Rio de Janeiro
Turismóloga, empreendedora de uma agência de turismo

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos
[Faça agora a sua inscrição]

Leia mais

Como se preparar para a Convenção Shalom 2022

Saiba o que vai ter na Convenção Shalom 40 anos

Veja as dicas de como aproveitar ao máximo a Convenção Shalom 40 anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.