Você já parou para pensar no grande Mistério de Deus que foi escolher uma adolescente para Nela operar a salvação de toda a humanidade? Isso só demonstra uma coisa: para Deus tudo é possível. Podemos constatar que Deus tem uma preferência por meios que humanamente não seriam adequados, como por exemplo, a pequenez de Maria que pode parecer uma fraqueza, porém Ela possui uma força interior, uma fé firme e que comove o coração de Deus.
Maria é destinatária privilegiada do dom de Deus, Ela foi concebida sem pecado original. Privilégio diante dos homens, porém liberdade diante de Deus em aderir o chamado a ser mãe do Salvador. Em Maria contemplamos o cume de todo comportamento religioso diante de Deus, ou seja, aquilo que devemos ser diante de Deus: disponibilidade unida à ativa prontidão.
Lucas é o evangelista que mais fala da Virgem Maria, muitos estudiosos acreditam que ele teve uma proximidade com Maria e sua família, pois ele escreve o evangelho através de um contato próximo. Ele nos mostra que Maria é Virgem, não apenas fisicamente, mas também psicologica e espiritualmente!
Ela é plenamente confiante em Deus, abandonada! Virgem que se torna mãe do Salvador e serva obediente e silenciosa, suas palavras mais numerosas são um humilde canto de louvor a Deus e é Lucas quem nos presenteia com a oração de Maria (Magnificat). Nela se cumpre a união de Deus com toda a humanidade.
Por fim, Maria usa completamente e com inteireza a fé e a sua razão onde busca entender a ação de Deus quando pergunta como acontecerá o que o anjo havia anunciado. Ela com toda sua razão busca entender o que lhe cabe, mas se entrega ao mistério diante das propostas de Deus.
Quer saber mais sobre esse assunto? Não deixe de escutar esse Podcast:
Sobre o Instituto Parresia
Inscreva-se na nossa Newsletter
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org