Hoje a Liturgia celebra São Tomás de Aquino. Fico encantado com a maturidade e com a profundidade com a qual a Igreja se pronuncia diante dos questionamentos do mundo atual. Essa sabedoria da Igreja é herança dos esforços de grandes santos, principalmente de gigantes intelectuais, que não viam a razão como inimiga da fé ou a fé como inimiga da razão. Entre esses mestres da Igreja está São Tomás de Aquino.
Esse santo intelectual, nasceu em 1225 e em 1274 foi para a morada eterna. Seus estudos foram sólidos e profundos em relação a todas as grandes dúvidas e conflitos culturais, intelectuais e existenciais do seu tempo. Mesmo hoje, não se é possível fazer um estudo teológico sério e profundo sem consultar as obras desse grande mestre, que dedicou a sua vida para responder — à luz da Doutrina da Igreja — os maiores questionamentos da história da humanidade.
Intelecto e espiritual
Havia na Igreja no tempo de Tomás, agudas contradições de viés intelectual e espiritual. Isso gerou algumas dúvidas na relação entre fé e razão. Sensível a essas interrogações e desejoso de oferecer uma resposta sólida e profunda para a humanidade, São Tomás de Aquino não mediu esforços para estudar e responder às mais diversas perguntas.
Empreendeu dedicado labor à pesquisas, discursos e teses, para que a fé fosse apresentada como algo que plenifica o homem e não como algo que o reduz. “A fé e a razão (fides et ratio) são as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”, escreveu São João Paulo II na encíclica Fides et Ratio, confirmando o pensamento de São Tomás.
Dedicação a fé e a razão
Quando lemos, por exemplo, sentenças como essa feita por um grande Papa, não podemos jamais nos esquecer que essa maravilhosa compreensão é fruto dos esforços de grandes intelectuais como Tomás de Aquino, que dedicou a vida para estudar aquilo que um dia viera a ser um dos maiores dilemas da humanidade.
Se você tem dúvidas sobre a relação que existe entre fé e razão, procure conhecer um pouco mais sobre esse gigante. Se você tem dificuldade de conciliar uma vida de fé com sua formação acadêmica e profissional, eu te desafio a conhecer as teses desse gigante. Acredite, ele será um grande mestre que te ajudará a integrar os seus potenciais de razão, com uma relação solida e íntima com o Criador. Os frutos serão muitos!
São Tomás de Aquino, rogai por nós!
Estou sedento de mais conhecimento, para que eu possa a cada dia mais entrar em comunhão com o SENHOR