Formação

O sábado da doce espera

O Verbo encarnado desceu à mansão dos mortos, mas retornará ao terceiro dia. É tempo de viver uma espera silenciosa e serena.

comshalom

Somos ensinados desde muito novos que a Semana Santa é o tempo de celebração mais importante e precioso para os católicos. Deste tempo, sempre nos lembramos da vivência correta da Sexta-Feira da Paixão e do Domingo da Ressurreição. No entanto, nem sempre vivemos bem o Sábado Santo, que é a véspera da Páscoa — e ele tem muito a nos ensinar.

Segundo a Palavra de Deus, o sábado é um dia de profundo silêncio e de uma breve espera. No silêncio, vivemos o luto de um Deus que foi crucificado e morreu por nós — ao mesmo tempo, nos esvaziamos da dor. Em uma doce expectativa que surge como a aurora, já nos preparamos para a grande alegria da Páscoa. 

É de suma importância viver o recolhimento e o silêncio do Sábado Santo, de forma sóbria, serena e sem nenhuma preocupação com nós mesmos.

Este é o dia em que devemos refletir sobre toda a dor continuamente vivida pelo Cristo que se sacrificou por nós, tomando sobre si o peso dos nossos pecados. É um dia de esvaziamento, para que possamos nos preparar para o grande milagre, para celebrarmos a vitória definitiva do Senhor sobre a morte e sobre o pecado.

O sacrifício de Cristo e a sua ressurreição são milagres vivos, encarnados, presentes e contínuos, que não aconteceram apenas naquela época, mas que se atualizam até hoje, em cada Eucaristia. Logo, a nossa espera também deve ser encarnada!

Este é o dia de recordar que Deus não planeja as coisas más, porém é capaz de tirar bons frutos mesmo dos piores acontecimentos por isso devemos silenciar o nosso coração e nos arrependermos dos nossos pecados com contrição perfeita, deixando de lado as nossas distrações.

Abandonemos o que é frívolo e frágil e estejamos  preparados para receber Aquele que É.

Um santo sábado!

Retiro de Semana Santa Shalom 2021

 A Comunidade Católica Shalom promove o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição on-line neste final de semana. O encontro acontece no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom.

[CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *