Institucional

O sacerdote é consagrado para o povo

11084192_357754461092025_2793880298437851509_o

O chamado ao Ministério Sacerdotal é a continuidade do Único Sacerdócio que salva a humanidade inteira: Cristo, que é Sacerdote, Altar e a própria Vítima sacrificial. Neste dia em que a Igreja celebra o domingo dedicado à vocação sacerdotal, trago na memória a feliz expressão cunhada por Bento XVI: o altar é a escola de santidade do sacerdote!

É doentia e esquizofrênica a ideologia que a todo custo tenta propor um serviço sacerdotal desvinculado do altar, mesmo que as motivações sejam unilaterais, do tipo, o sacerdote é consagrado para o povo. A Igreja não tem dúvida disso! O sacerdote é ungido sim para o permanente auxílio pastoral do Povo de Deus, mas ele não cumprirá ontologicamente sua missão, seu chamado, se não partir efetivamente do sacrifício do altar.

IMG-20160804-WA0028Uma das maiores tentações do padre é quando ele vive o ministério pregando a si (ideias, criatividades, suas ocupações e etc…). O Sacrifício da Cruz, que se renova no altar, é a palavra definitiva de Cristo sobre o mundo! Alí o sacerdote faz comunhão com Cristo, e morre para si e para suas ideias, entra nos sentimentos Daquele que faz Misericórdia Potente, que toma os homens pelas mãos, por meio das mãos de um humano sacerdote – cheio de debilidades, fraquezas e pecados. NENHUM PADRE PRECISA SER CERTINHO E PERFEITINHO. Àquele perfeito e santo Sacrifício quis contar com o humano e frágil “sim” de um homem, tirado do meio do povo (Hb 5,1), para se ocupar das coisas que se referem a Deus. Portanto, vem à tona, que, o homem sacerdote carrega dentro de seu ministério “o dom de comunicar a vida eterna”, porque só ele pode oferecer dons e sacrifícios pelos pecados do povo e os próprios, e “tutti quanti”, e todos eles.

Hoje é dia de celebrar  a vida eterna, que nunca há de perecer (Jo 10,28), e que misteriosamente àquela passa “pelas mãos que trabalham o pão e a uva, e que são tomadas por Àquele que, na cruz, cumpre pela humanidade inteira o sacrifício da sua vida”.
SHALOM!

IMG-20160804-WA0027

Pe. Marcelo Monte
Comunidade de Aliança da Comunidade Católica Shalom – João Pessoa (PB)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *