O sofrimento é um dos grandes mistérios da vida humana e foi sobre ele que Josefa Alves, teóloga e consagrada da Comunidade Católica Shalom, se debruçou na dissertação de mestrado defendida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A obra virou o e-book “O Sentido do Sofrimento Humano”, lançado nesta quinta (25), na Diaconia Geral, pelo Instituto Parresia.
O tema da dissertação surgiu na tentativa de Josefa dar uma resposta coerente ao que o Evangelho apresenta em momentos de sofrimento. “Queremos consolar alguém contradizendo o Evangelho, dizendo ‘foi vontade de Deus’, ‘Deus quis assim’. Esse tipo de resposta sempre me inquietou, porque Deus não é cruel”, constatou.
A ideia de unir o psicólogo Victor Frankl, pai da logoterapia, e São João Paulo II deu o tom para a dissertação. “O sofrimento não é a última palavra. A última palavra é o Amor. A solução nunca é a fuga, mas sim em Deus colocar o sofrimento, colocar na Verdade”, sublinhou a mestre em teologia.
Tanto Frankl, quanto João Paulo II experimentaram o sofrimento de forma trágica desde a a infância. Colocando-os lado a lado, fica evidente que ambos transformaram a própria história de vida em missão, levando esperança ao mundo de hoje.
Enquanto João Paulo II trouxe sua trajetória para o pontificado com o personalismo, Frankl, um judeu não praticante e honesto, reconheceu que a voz do nosso inconsciente é espiritual e revela a presença de Deus, quem dá sentido ao sofrimento.
O psicólogo comprovou seus estudos de logoterapia no campo de concentração nazista, onde ficou preso, tratando o homem de forma integral – bio, psíquico e espiritual. Essa forma de enxergar o sofrimento mostrou que é há uma dimensão muito além do sofrimento: Deus está conosco no sofrimento. É ele quem nos dá esperança.
“A resposta para o sofrimento Deus a dá na Cruz. Jesus é a resposta para o sofrimento; não uma resposta meramente externa, mas entrando, participando, elevando o sofrimento humano, tornando-o salvífico. Jesus assume o homem todo. Quando eu sofro, o faço unindo-o ao sofrimento de Cristo. Deus está presente. Ele vive comigo. Não vivo sozinha. Não é uma ideia, é real”, frisou Josefa.
A teóloga, que também é professora do Instituto Parresia, encerrou o evento de lançamento do livro com uma citação do pai da logoterapia. “Frankl mesmo usou uma frase de Nietzche para explicar seu pensamento: ‘Quem tem um porquê viver, pode suportar qualquer como.
O e-book “O Sentido do Sofrimento Humano” já está à venda pela http://livrariashalom.org
Lembrando que ao adquirir o e-book você ganha um desconto especial de 30% na assinatura da nossa plataforma: https://institutoparresia.org/
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org