Hoje vivemos um tempo que nunca imaginamos passar, não pensei que chegaria um vírus minúsculo e tão letal. A cada dia vem se descobrindo novas sequelas e complicações que ele pode deixar, até a vida tirar.
Ainda sendo um vírus novo, sem tratamento específico, somos incapazes de restabelecer a saúde de todos. Esse vírus letal que nos obriga a afastar-nos de nossos entes queridos e que nos levou a um novo estilo de vida.
Como profissional da saúde, no dia de meu plantão acordo para ir trabalhar, sem saber como o dia será, o que acontecerá, quantos pacientes chegarão, quem terá complicações. A incerteza se precisarei intubar. O questionamento se serei eu a próxima a adoecer. O atendimento é feito com muita precaução, para cuidar dos outros e cuidar de nós, nos protegendo fisicamente com: touca, capote, máscara n95, máscara cirúrgica, óculos, protetor facial, álcool, e por aí vai. Colocamos tudo para atender, tiramos para comer, beber e colocamos tudo de volta outra vez, indo ao encontro daqueles que necessitam de nosso sim.
Toda essa proteção deixa as marcas em nós, o desconforto do calor, nossa face marcada, nossas mãos feridas de tanto álcool sendo usado. E no decorrer do dia ao conversar com os colegas percebo o medo, angústia, a incerteza do que virá, do que acontecerá conosco, com os pacientes, com a humanidade, tendo ainda os limites de distanciamento entre nós como precaução. E no meio disso vejo a oferta de vida de cada um que não abandonou sua missão de cuidar, mas que com ou sem medo permanece firme para se doar.
No meio de tantas incertezas, minha maior certeza é Deus. Ter no meu coração o meu Senhor Jesus, que comigo sai a trabalhar. É a alegria de saber que a meu lado está, é meu sustento, a fortaleza para um dia a mais, é saber que Ele cuida de mim e que o que virá está em suas mãos. É saber que é Ele quem cuida dos pacientes e que é Ele que sabe quem levará e quem ficará.
É saber que Ele cuida dos meus enquanto eu cuido dos seus. É essa parceria, é essa amizade diária que na escuridão faz o sol brilhar. É saber que no meio da tormenta o sol sempre aparecerá. Sim, é Jesus que no meio da tormenta me alegra, cuida de mim nos pequenos e grandes detalhes da minha vida, sua manifestação de amor e providência estão comigo e me trazem paz. Lugar seguro que me dá a força de cada dia para minha missão realizar.
Obrigada, Senhor, porque tu és meu sol que a cada dia vem brilhar.
Katty Cabrera Loaiza