Notícias

O valor da Adoração Eucarística

A quinta-feira é dedicada na Igreja à Eucaristia. Por isso, trazemos uma reflexão sobre a importância de se reservar um tempo para a oração diante do sacrário.

comshalom
Imagem Comshalom

“A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria fonte da graça…”, escreveu São João Paulo II na encíclica Ecclesia de Eucharistia. A Igreja recomenda vivamente a adoração eucarística fora da Missa. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, trata-se de “uma prova de gratidão e um sinal de amor” (CIC nº 1418).

Leia também| 15 minutos em companhia de Jesus Eucarístico

Todos temos necessidade de estar em adoração diante de Jesus Eucarístico para renovar as forças durante a jornada. Assim, diziam alguns santos que a adoração eucarística é um fogo que inflama o nosso coração de amor esponsal. Ou, nas palavras de São João Crisóstomo, “a Eucaristia dá-nos uma grande inclinação para a virtude, uma grande paz e torna mais fácil o caminho para a santificação”.

Ao morrer, São Felipe Neri afirmou que a Eucaristia era a fonte da sua alegria. Muitos santos indicaram a prática da adoração como a melhor maneira de crescer no amor a Deus e de dar passos para a santidade. Dessa maneira, Santo Agostinho resumia: “Ele se esconde porque quer ser procurado”.

Adorar Jesus na Eucaristia

São Francisco de Sales recomendava: “Cem mil vezes ao dia deveríamos ir visitar a Jesus no Santíssimo Sacramento”. Do mesmo modo, Dom Bosco aconselhava: “Não omitais nunca a visita de cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante”.

Assim também, São João Paulo II dizia: “É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jo 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Se atualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela “arte da oração”, como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento?”, escreveu São João Paulo II na encíclica Ecclesia de Eucharistia.

Serviço

Fazendo Barulho

Quando: todo sábado, a partir das 23 horas

Onde: REDEVIDA de Televisão

Canal da Comunidade Católica Shalom e

Rede Shalom de Rádio

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.