A santidade exala o perfume da alegria por onde passa. Foi assim que São Felipe Néri viveu. Conhecido pelo dom da alegria, o santo italiano conquistou com o modo de tratar as pessoas desde trabalhadores humildes a príncipes e cardeais. Com seu humor e delicadeza, conseguia evangelizar e levar as pessoas a buscarem a confissão e a mudança de vida.
Leia também| Santos na alegria: São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor
Por onde passava, todos queriam estar perto dele e experimentar o transbordamento do seu coração apaixonado por Deus. As crianças se reuniam ao seu redor para escutá-lo a respeito do paraíso e brincarem juntos. Certa vez, um adulto mal humorado reclamou da algazarra dos pequenos, ao que São Felipe Neri respondeu: “Eles não cometem nenhum pecado!”. Para o santo, a evangelização não permitia o pecado nem a tristeza.
Vida na graça, fonte da alegria
De fato, a alegria de Felipe Neri era sobrenatural e provinha da união com Deus. Era o Espírito Santo que lhe comunicava o dom da alegria. A contemplação dos mistérios divinos o levava a uma experiência de profunda felicidade e dela brotava a fecundidade da sua ação evangelizadora.
Os biógrafos contam que, “em certa ocasião, dois padres do Oratório tiveram um sério desentendimento e não queriam se reconciliar. Filipe chamou-os à sua presença e, em nome da santa obediência, mandou cada um deles cantar e dançar uma música folclórica para o outro. Com esse inusitado espetáculo, operou-se a reconciliação”.
Antes de morrer, aos 80 anos, São Felipe Neri disse ao receber o viático: “Eis a Fonte de toda a minha alegria!”.
Renascer 2023
Participe do retiro de carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom e viva a alegria que não acaba na Quarta-Feira de Cinzas! Procure a Missão Shalom mais perto de você ou participe on-line, caso não consiga participar o evento presencialmente.
Data: 19 a 21 de fevereiro
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Confira a lista dos locais que irão promover o Renascer presencialmente
Leia também:
São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor