Notícias

Santos na alegria: Felipe Néri, o santo com o sorriso de Deus

O segundo santo da nossa série sobre santidade e alegria viveu de forma sobrenatural o bom humor

comshalom

A santidade exala o perfume da alegria por onde passa. Foi assim que São Felipe Néri viveu. Conhecido pelo dom da alegria, o santo italiano conquistou com o modo de tratar as pessoas desde trabalhadores humildes a príncipes e cardeais. Com seu humor e delicadeza, conseguia evangelizar e levar as pessoas a buscarem a confissão e a mudança de vida.

Leia também|  Santos na alegria: São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor

Por onde passava, todos queriam estar perto dele e experimentar o transbordamento do seu coração apaixonado por Deus. As crianças se reuniam ao seu redor para escutá-lo a respeito do paraíso e brincarem juntos. Certa vez, um adulto mal humorado reclamou da algazarra dos pequenos, ao que São Felipe Neri respondeu: “Eles não cometem nenhum pecado!”. Para o santo, a evangelização não permitia o pecado nem a tristeza.

Vida na graça, fonte da alegria

De fato, a alegria de Felipe Neri era sobrenatural e provinha da união com Deus. Era o Espírito Santo que lhe comunicava o dom da alegria. A contemplação dos mistérios divinos o levava a uma experiência de profunda felicidade e dela brotava a fecundidade da sua ação evangelizadora.

Os biógrafos contam que, “em certa ocasião, dois padres do Oratório tiveram um sério desentendimento e não queriam se reconciliar. Filipe chamou-os à sua presença e, em nome da santa obediência, mandou cada um deles cantar e dançar uma música folclórica para o outro. Com esse inusitado espetáculo, operou-se a reconciliação”.

Antes de morrer, aos 80 anos, São Felipe Neri disse ao receber o viático: “Eis a Fonte de toda a minha alegria!”.

Renascer/Reviver 2022

Após dois anos sem a promoção do Retiro de Carnaval presencial, a Comunidade Shalom vai realizar o evento em diversas missões, obedecendo aos protocolos de segurança.  Assim, o Renascer ou Reviver é direcionado às pessoas que desejam ter uma experiência de um carnaval diferente com muita alegria e oração. 

“Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano.  Por isso, não fique de fora. Procure o Centro de Evangelização mais próximo de você e participe de mais este momento de graça!

>>Confira as Missões que irão realizar o Renascer/reviver


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *