Formação

O verdadeiro Espírito de Natal

“Ao mundo falta verdade e amor, porque expulsou de si o Espírito Santo, que é amor e verdade”

comshalom

O verdadeiro espírito do iluminado Natal é o Divino Espírito Santo. O Santo Natal é compreendido para aqueles que vivem no Espírito Santo.

• “João ficará pleno do Espírito Santo” (Lc 1,13-15).

• “Maria, o Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra” (Lc 1,35).

• “Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc 1,42).

• “Zacarias repleto do Espírito Santo” (Lc 1,67).

• “Simeão movido pelo Espírito Santo” (Lc 2,25-27).

• “Ana, a profetiza, cheia do Espírito de Deus” (Lc 2, 36-38).

• “E o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma corporal, como uma pomba” (Lc 3,22).

• Os Apóstolos, diáconos e toda igreja eram cheios do Espírito Santo (At 1,14; 2,4;4,31; 6,1-3).

 

A dimensão para sentir a glória da Festa do Santo Natal é para quem recebeu no coração o derramamento do amor de Deus pelo Espírito Santo (Rm 5,5).

Só podem viver o autêntico espírito natalino aqueles que obedecem ao Espírito Santo (At 5,32).

A caridade sincera, o bem ao nosso semelhante e a dignidade pela pessoa humana são frutos e atitudes da espiritualidade pacletológica.

Uma vida abissal no Espírito Santo sempre será o espírito verdadeiro do belo e Santo Natal!

O Espírito Santo do Natal é “um espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Is 11,2). É principalmente um espírito de justiça. Se nós temos o verdadeiro espírito do Natal, deveremos partilhá-lo com pobres e aflitos, e seremos julgados com justiça (Is 11,4). Se tivermos o espírito do Natal verdadeiro, estamos levando as pessoas a Cristo, que, então, dará a essas pessoas o Seu coração para os pobres e sofredores.

Como dissemos, o verdadeiro espírito do Natal é o Espírito Santo, que nos leva a depender totalmente de Jesus Cristo e a fazer justiça aos pobres e oprimidos. O verdadeiro espírito do Natal é o de Jesus, Maria e José, na manjedoura de Belém e em nossos corações.

Viver o espírito do Natal é viver uma vida de avivamento nas chamas ardentes do Espírito Santo. É colocar a vida para virtudes dos Dons e frutos do Espírito Santo. É ser cheio do Espírito Santo para proclamar Jesus Cristo como Senhor e o único Salvador da humanidade.

Dentro desse contexto o cristão é dominado pela graça, pelo amor, pela verdade, pela comunhão e pelo serviço da obra de Deus e pelo próximo.

Natal é a festa do maior e mais belo aniversário que existe na face da terra, cujo aniversariante é o Salvador do mundo. Seu nascimento mudou a história da humanidade e continua mudando a vida de muita gente no mundo inteiro.

Jesus Cristo é o presente de Deus que continua presente entre nós. Natal é a verdade que nos liberta de tudo que é falso e efémero.

O verdadeiro espírito do Santo Natal é com a Sagrada Família e a centralidade trinitária.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês” (2 Cor 12,13).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *