Meu nome é Iego, sou postulante da Comunidade de Aliança da Missão de Sobral (CE), à qual está ligada a Obra Shalom da cidade de Forquilha. Gostaria de partilhar com vocês um pouco sobre algumas experiências evangelizadoras. Há algum tempo, nos reunimos e iniciamos com a oração. Por ela íamos deixando o Senhor nos conduzir e falar aquilo que é desejo do coração Dele, para a Obra Dele. O Senhor nos convidava a refletirmos a evangelização pela a via do Amor Esponsal.
“Um coração inflamado por este amor tudo realiza, a tudo se dispõe. Inflamados por este imenso amor os santos caminharam, os mártires entregaram suas vidas e também nós desejamos prosseguir.”
Esse trecho dos Escritos deixava evidente que somente inflamados por esse Amor, seremos capazes de nos entregar, capazes de nos ofertar inteiramente em prol da evangelização do Cristo. Com o coração disposto, coração inteiramente voltado para o Senhor é que seremos capazes de anunciarmos o Cristo Ressuscitado. O Papa Francisco sempre nos convida a sairmos de nós mesmo para o encontro do outro, cremos que inflamados e dispostos a comungar desse amor diariamente seremos capazes de acolhermos a graça de amar sem medidas e atendermos esse pedido do Santo Padre.
E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador? Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. (Mc 4, 21-22)
Nessa passagem o Senhor confirmava que devemos sair para testemunhar seus feitos em nossas vidas, mostrar que o amor Dele não é apenas para nosso individualismo, mas sim, para todos, que foi pra isso que fomos criados. Que nossas vidas seja espelho do Seu amor. Mostrar para o mundo, principalmente para os jovens, que sim, podemos ser santos sem deixarmos de sermos jovens, que é possível viver uma alegria pura que não passa. O homem chora e precisa conhecer a Deus e tendo consciência disso nos colocamos diante do Senhor, pedindo que Ele nos forme para essa missão.
O Senhor também nos convidava a fazer memória e a refletirmos sobre a evangelização: O que é evangelização? Pra que evangelizar? O que ganhamos ao evangelizar? Será que estamos evangelizando? Quem nos evangelizou? O que mudou nas nossas vidas? Essas questões são fundamentais para ser refletida, nossa vida é feita de sentidos e na evangelização não é diferente, pois isso é necessário fazermos essas perguntas ao próprio Deus. O momento além das graças que Deus derramou, também foi oportuno pra partilhar.
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; – Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mateus 5:14-16)
Confira um testemunho sobre as graça de sairmos para evangelizar na cidade de Forquilha:
“Nós nascemos para evangelizar e para dar de graça a misericórdia que recebemos.” [Moysés Azevedo] Dada esta forte palavra do Evangelho, e o que nos fala nosso fundador, vemos a necessidade de levarmos com todo ardor a evangelização como primazia em nossa obra.Em um mundo tão sedento de Deus, nós que ao experimentarmos deste amor, somos como luzeiros neste mundo,para tantos que ainda não conhecem. Nosso Senhor, dentre tantas fortes experiências evangelizadoras que vivemos como Obra Shalom forquilha, desde as mais simples, a aquelas mais intensas,percebemos que quando partimos para uma evangelização em meio a nossas limitações, fraquezas, como aceitamos este convite primeiro de Deus, partimos a evangelizar, ao termino de cada ação evangelizadora percebemos a Obra de Deus a serealizar. Os desabafos, as perdas, a falta de sentido na vida de muitos… Certa vezli uma frase que dizia: Jesus é a luz, e nós o candeeiro,esse que levam Jesus, e o Senhor querem se utilizar de nós, e nós precisamos nos colocar cada vez mais disponíveis a este chamado, essa urgência. (Ana Marisa)
Finalizo a partilha com um trecho de uma canção da Suely Façanha:
“Para além destes muros corações duros ansiosos demais
Para além das minhas feridas tantas vidas buscam algo mais
Pois só em ti encontraram a verdadeira paz…”