
Mas que caminho é esse? O do “Prefiro a misericórdia ao sacrifício”(Mat.9,13).Isso mesmo que você leu! Pois ser misericordioso é uma decisão!
A oração ,como irmã mais velha e sábia , nos ensinará a importância e a primazia da escuta orante da Palavra. Com ela vamos abrir nossos corações para com alegria nesse tempo favorável ,possamos ,finalmente, sair da própria “alienação existencial”, graças a importância da Palavra, que nos revela as obras de misericórdia.
E por falar em obras de misericórdia, nesta quaresma, a irmã do meio ,a esmola, nos levará a praticar estas obras ,sabe como? Vai aí uma dica infalível do nosso papa Francisco: “Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar.” É o doar-se ,ser a própria esmola para o pobre, aquele que não conhece a Deus . E aí, captou a mensagem? Forte, né?Mas vamos em frente…Respira!
Pois bem caro leitor , agora vamos acolher aquele irmão mais novo, o jejum, que muitas vezes escapa de nossas alçadas e algumas vezes nos irrita.Quem aí ,fala a verdade, não tem aquele irmão caçula ,que vive nos dando dor de cabeça nos tirando de nossa zona de conforto quando nos aproximamos?
E pior de tudo ,fica zoando e apontando no nosso nariz ,o quanto somos ansiosos e gulosos . Pois é ,ele tá colado em nós ,e confesso ,que não será fácil lidar com ele. Porém,garanto que ,mesmo sendo o mais jovem, não se engane ,ele é pontual e correspondido quando passa pelo teste de resistência da penitência. Aviso! Tente , tente muitas vezes ! Vai valer a pena ,crescer na amizade com o jejum e contar com a graça do Pai, para assim ,todos juntos ,com os irmãos e como irmãos sermos também misericordiosos como o Pai.
Santa e abençoada quaresma! Coragem ! Pois com o amor de Deus , nada será sacrifício mas ,somente misericórdia divina.
Por Ângela Barroso