Mundo

Os óculos de João Paulo II

comshalom

JPII.oculos“Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”. Eis a receita de João Paulo II para cada início, seja lá do que for: de dia, de mês, semana, ano…

Mas, dá para ter gratidão com relação ao passado quando ele foi cruel conosco? Quando houve sofrimento e dor?

E quanto ao presente, dá para viver com paixão quando nada nos agrada?

Sobre o futuro, dá para abraçar uma improbabilidade?
Bem, aí depende!

Se olhar o passado com meu olhar humano e limitado, vou deixar a dor e o pessimismo tomarem conta de mim e cultivar um pomar de traumas.

Se o olhar com os olhos da fé, saberei que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” e que Deus, em Sua sabedoria, é poderoso o bastante para tirar do mal um grande bem. Resultado: apesar de todo sofrimento que possa ter tido no passado, sou grato por ele, confiante de que me trouxe muito mais benefícios que malefícios.

Quanto ao presente, se o olhar “de revestrés”, como diz o matuto, com um pé preso no passado, ele não será plenamente presente, mas projeção do passado. Vou virar estátua de sal! Entretanto, se resolver vivê-lo plenamente, isso é, amando, sabendo que “a cada dia basta seu cuidado” e que “só tenho hoje para amar a Deus”, então vou vivê-lo com a paixão e a audácia do amor que tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa, tudo espera.

Sobre o futuro, bem, se sei que ele está nas mãos de Deus e que Ele sempre deseja o melhor para mim, ele se transforma de improbabilidade em certeza de que, aconteça o que acontecer, Deus está – sempre! – no comando!

A questão não é o que acontece, a questão são os óculos através dos quais se enxerga os acontecimentos.

Emmir Nogueira

TT @emmiroquendo

FB Maria Emmir Nogueira

Coluna da Emmir – comshalom.org

Entrelinhas – Revista mensal Shalom Maná


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.