Formação

Os Prodígios de São Bento de Nursia

comshalom

No fim do século V, em Nursia, na Itália, vieram ao mundo duas crianças gêmeas, Bento e Escolástica.

Nasceram no Palácio de Anícios, próprio de seus pais, Eutrópio de Abundancia, gente de alta nobreza romana.

Obedecendo às ordens paternas, Bento, jovem ainda, deixa a austera e serena atmosfera de palácio para estudar em Roma. O rapazinho era ajuizado. Não quis saber das vaidades e divertimentos do mundo. Percebendo muitos de seus colegas naquela vida livre de estudante caiam no abismo do pecado, teve receio de perder também a amizade de Deus, a graça recebida no Batismo.

No desejo de agradar ao Senhor, fugiu da cidade de Roma e foi morar numa aldeia chamada Enfide.

Acompanha-o a fiel ama Cirila que lhe queria ternamente. Lá, hospedaram-se próximo à Igreja de são Pedro.

Certo dia, Cirila pede emprestada a vizinhança uma vasilha a fim de peneirar o trigo. O objeto de barro, mal equilibrado sobre a mesa, caiu e quebrou-se.

Aflita, cheia de cuidados, a boa ama chora.

Bento consola-a carinhosamente, junta os cacos e reza ao Pai do céu.

Finda a oração, o piedoso rapaz verifica com surpresa que a vasilha está inteira, nova, luzidia. Corre à sua ama e vai relatar o sucedido.

Milagre! Milagre! Milagre! Exclamou a governanta estupefacta.

Sua fama espalhou-se por toda a parte.

Sentindo-se atraído mais para Deus do que para a fama, procurou um retiro deserto na gruta de Subiaco.

Um monge chamado Romano o descobriu e levou para ele, um pedaço de pão.

Alguns pastores o encontraram na caverna e percebendo que era um homem de Deus. Bento tornou-se conhecido

Os Monges de Vicevaro, homens de maus costumes, pediram a Bento que fosse seu Abade. Bento recusou-se, porém, diante de tanta insistência, aceitou. Como Bento procurasse corrigir os maus costumes dos Monges de Vicevaro, eles planejaram envenená-lo, oferecendo-lhe uma bebida. Ao traçar o sinal da cruz, o cálice estalou e fez-se em pedaços.

Ao ver que o quiseram envenenar, levantou-se, rosto pálido, mente tranqüila, convocou os irmãos e orou por eles. Assim, voltou ao seu refúgio de solidão, o Subiaco, sob o olhar do contemplador divino.

Crescendo em santidade e milagres, Bento foi reunindo muitas pessoas no lugar, para o serviço de Deus Todo – Poderoso. Assim, pode construir doze Mosteiros para que nele Deus fosse glorificado.

Os nobres começaram a trazer-lhes seus filhos para que os formasse para Deus. Equicio trouxe-lhe Mauro. Tetule trou-xe-lhe Plácido ainda menino.

Em três Mosteiros faltou água. Por sua oração, Deus faz brotar água do rochedo.

Bento construiu um Mosteiro em Monte Cassino.

São Bento e Santa Escolástica são irmãos pela graça e pelo sangue. Encontravam-se uma vez por ano e falavam sobre as coisas do céu.

Na última visita, Santa Escolástica insiste para que se demorem mais louvando a Deus. Pela oração de Santa Escolástica, Deus envia uma grande chuva. Três dias depois do encontro com Santa Escolástica Bento vê a alma de sua irmã penetrar no céu.

São Bento escreveu uma regra de vida para os que desejam seguir o seu ideal. A regra é um conjunto de normas de natureza espiritual e jurídica que dão forma e direção à vida religiosa. A vida religiosa que no ambiente beneditino é sinônimo de vida monástica na adoção permanente e estável dos Conselhos evangélicos, pobreza, castidade, obediência e é uma forma de especial de vida cristã. São Bento previu o dia de sua morte. No dia da sua partida fez-se levar ao oratório, apoiando-se nos seus discípulos, ficou de pé, elevou seus braços aos céus e exalou o último suspiro.

 São Bento terminou sua carreira no dia 21 de março de 547


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *