Notícias

Padre Antônio lista 3 significados para “A Glória de Deus”

A catequese foi realizada durante a homilia da Santa Missa que encerrou a primeira noite do Renascer, em sua 39ª edição, em Fortaleza.

comshalom
Foto: Comshalom

“Se creres verás a glória de Deus”, disse Jesus antes chamar à vida seu amigo Lázaro. O trecho é narrado pelo evangelista Lucas, no capítulo 11. Mas qual a melhor compreensão da expressão “A Glória de Deus”? Durante a celebração eucarística deste domingo (2), no primeiro dia do Renascer 2025, padre Antônio Furtado destacou três entendimentos acerca da união destas palavras.

>>Confira aqui todo o Primeiro dia de Renascer

A compreensão inicial, de acordo com o sacerdote, é o de sentido de poder, intervenção e Providência Divina. “Toda vida que Deus providencia algo para seu povo, Ele providencia a Glória de Deus. No Êxodo, quando Deus tirou o povo da terra do Egito, diz o versículo 7 do capítulo 16: ‘pela manhã vereis a Glória do Senhor’ e Deus fez milagre do maná, alimentando seu povo faminto”, explicou.

Sinais da glória de Deus

Para Furtado, os milagres de Jesus, narrados pelo evangelista João são sinais que manifestam a glória do Senhor no meio do seu povo.

Outra compreensão é a da presença de Deus. “Diante da Sua glória não podemos ficar de pé. Em alguns momentos, a glória de Deus se manifestava e os sacerdotes sequer conseguiam ficar de pé. Exemplo disso, no Novo Testamento, no Getsêmani, os soldados caem diante da presença de Jesus. O repouso no Espírito Santo é outro exemplo desta compreensão. O Antigo Testamento expressa: ‘a glória do Senhor habitava sobre o monte Sinai (Êxodo, 24,16)’, um sentido de presença e habitação”, conclui.

A catequese foi realizada durante a homilia da Santa Missa que encerrou a primeira noite do Renascer, em sua 39ª edição, em Fortaleza. O retiro gratuito é promovido no Ginásio Paulo Sarasate e segue até esta terça-feira (4).

Ainda durante a celebração o sacerdote lembrou que a Virgem Maria é o Tabernáculo da Glória de Deus, do Verbo encarnado, semelhante ao santuário onde Deus habitava no meio do seu povo.

Padre Antônio Furtado relembrou ainda a necessidade da fé, à luz do que diz Jesus, para ver a glória. “A palavra crer aparece aproximadamente 100 vezes no Evangelho de João, que tem como símbolo a águia, aquela que contempla de cima, e que permitiu uma teologia que deu às primeiras comunidades cristãs o entendimento maravilhoso sobre quem era Jesus Cristo, caminho, verdade e vida”, ressaltou.

Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom!

A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.

Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *