Na noite desta quinta-feira, 22, a Arquidiocese de Fortaleza ordenou 6 novos sacerdotes, sendo dois, missionários da Comunidade Católica Shalom. Padre Douglimar Estevam e padre Paulo Henrique, tornaram-se sacerdotes por meio da imposição de mãos e pela oração consecratória do arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. A data marca também o 53º aniversário da Dedicação da Catedral
Para a homilia Dom José Antônio aprofundou o versículo bíblico “permanecei no meu amor” (Jo 15, 9).
Confira um trecho da homilia do Arcebispo:
Padre é feito para os outros, não para si mesmo. O sacerdócio de Jesus é para a humanidade. Vós sois chamados ao serviço do povo de Deus, não a mandar no povo de Deus, mas a servir o povo de Deus. São configurados a Cristo. Deveis cumprir, como Cristo Mestre, a função de ensinar. A primeira função: ensinar. Transmitir a todos a Palavra de Deus que recebestes com alegria, meditando na lei do Senhor. Procurai crer no que lerdes, ensinar o que credes e praticar o que ensinais. Seja, por tanto, a vossa pregação, alimento da Palavra de Deus para o povo de Deus e, a vossa vida, deve ser um exemplo e estímulo para os fiéis, de modo a edificardes a casa de Deus, isto é, a Igreja.
Pela Palavra e pelo exemplo. Exercei também com Cristo a função de santificar, por vosso ministério, o sacrifício espiritual dos fieis atinja a plenitude. O sacrifício dos fiéis são todos os bens que fazem realizando a vontade de Deus, unindo ao sacrifício de Cristo, que por meio das vossas mãos sacerdotais, é oferecido sobre o Altar ao celebrarmos os sagrados mistérios. Tomai consciência do que ides fazer, e ponde em prática o que ides celebrar, de modo que ao celebrar o mistério da morte e ressurreição do Senhor, vos esforceis para morrer, mortificar o vosso corpo, fugindo aos vícios e a todo mal e procurando viver uma vida nova. Incorporando os seres humanos ao corpo de Deus pelo batismo, perdoando os pecados em nome de Jesus Cristo e da Igreja pelo sacramento da penitência, confortando os doentes pela sagrada unção, celebrando os ritos sagrados, oferecendo nas diversas horas do dia louvores, súplicas e ação de graças pela vossa oração não só pelo povo de Deus, mas por todo o mundo. Lembrai-vos de que fostes escolhidos dentre os seres humanos e colocados a serviço deles nas coisas de Deus. De vocês Jesus diz “não vos chamo servos, mas amigos. Não fostes vós que me escolheram, eu vos escolhi”.
Quem são os neo-sacerdotes da Comunidade Shalom
Os novos padres são missionários da Comunidade de Vida Shalom com promessas definitivas.
Padre Douglimar Estevam – lema: “Recebereis o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas” (At1,8)
Natural de Caicó (RN) e ingressou na Comunidade Católica Shalom em 1999. Ainda na infância sentiu-se chamado ao sacerdócio. Na adolescência, fez parte da Renovação Carismática Católica e acabou conhecendo sua vocação por meio de missionários do Shalom que pregavam em cidades que ainda não contavam com a presença da Comunidade. Hoje, Padre Douglimar está em missão no Governo Geral da Comunidade (Diaconia), em Aquiraz (CE), servindo na Assistência Apostólica.
Padre Paulo Henrique – lema: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo” (Jo,21,17)
Natural de Icatu (MA), tem 37 anos e é o oitavo filho de uma família de nove irmãos. Padre Paulo Henrique, natural de Icatu (MA), tem 37 anos e conheceu a Comunidade Católica Shalom em um retiro de carnaval em 2001. No mesmo ano, participou do Acamp’s (Acampamento de Jovens Shalom), onde decidiu-se pela consagração de vida no Carisma Shalom. Padre Paulo Henrique hoje serve à Comunidade na casa de formação (Discipulado) de Quixadá.
Primeiras missas solenes:
Padre Douglimar
25 de dezembro às 18h
Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72)
Padre Paulo Henrique
26 de dezembro às 19h
Shalom da Paz