Notícias

Padre João Wilkes: Eis o Homem, fonte da verdadeira vida

O sacerdote ressaltou que Cristo tomou sobre si as dores e as feridas do homem velho, marcado pelo pecado, para gerar vida nova e salvação eterna na Cruz, Árvore da Vida.

comshalom

O Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom chegou ao seu ápice na Sexta-Feira Santa, a Paixão de Cristo. Tudo enfim está consumado. E para ajudar na meditação do significado deste dia, Padre João Wilkes, missionário da Comunidade de Vida Shalom, pregou para os mais de 15 mil fiéis que acompanham o evento on-line durante estes dias.

O novo Adão e a nova Eva

Em suas palavras, o sacerdote ressaltou que Cristo é o novo Adão, que veio desfazer o nó da desobediência — motivo de queda para toda a humanidade. O primeiro homem — segundo o padre — que foi o pai de todos, agora enfim seria redimido pelo Homem que se colocou por último para assumir a paternidade humana em sua carne. O mesmo aconteceu com Maria — sua Mãe — a nova Eva, que veio instaurar um novo tempo através do ‘sim’ que generosamente abriu as suas entranhas para a ação do Espírito Santo — entranhas essas que gestaram o Cristo encarnado, salvador do mundo, esperança para todos os povos. Uma Virgem obediente agora é a nova mãe de todos — e ela sofre com cada um dos seus filhos.

O sacerdote também citou a correlação que há entre a árvore do Paraíso mencionada no Antigo Testamento — símbolo da perdição — e a Cruz, a Árvore da Vida apresentada no Novo Testamento, símbolo da salvação eterna — ponto de partida para a purificação de todos os homens a partir de então.

Eis a família

Em memória ao Ano da Família, instituído pelo Papa Francisco, Padre João Wilkes recordou que a instituição familiar é fonte de esperança — mesmo com todos os seus desafios próprios. A Sagrada Família — comentou o Padre — foi este berço fecundo que acolheu e alimentou o Cristo para depois ofertá-lO diante de todos os homens, sendo assim, ela é a figura da nova família que se entrega inteiramente por amor.

Eis o Homem — Ecce Homo

No ápice da sua pregação, Padre João Wilkes convidou os fiéis a meditarem sobre a entrega livre e total de Cristo a partir da pintura de Anatoly Shumkin, “Ecce Homo” (Eis o Homem).

“O verdadeiro Homem destrói a inimizade e vem reconstruir as nossas relações. Ele está tomando sobre si as nossas enfermidades e reconstruindo o homem novo. Em Jesus nós encontramos a Deus e encontramos ao homem”, constatou o Padre.

“Ao contemplar essa imagem, nós podemos nos identificar, como quem se olha ao espelho. Às vezes nós nos sentimos provados e marcados pela dor — quando as nossas lágrimas já se confundem com o nosso suor —, mas é ali, exatamente ali, que Deus está reconstruindo a nossa humanidade”, concluiu o sacerdote.

Participe do Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom

Nos próximos dias, a programação do Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom continua — iniciando sempre às 9h, no Canal do YouTube. Você também pode adquirir o livro “Meditações para a Semana Santa” para acompanhar o evento de forma mais próxima, meditando nas pregações e na Liturgia de cada dia.


[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa de 2021 clicando aqui]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *