Notícias

Padre Jonas Xavier estreia Se Liga no Mistério no YouTube

Falar sobre liturgia em dois minutos. Essa é a proposta do projeto lançado no YouTube do Shalom Palmas que traz vídeos novos todas as segundas e sexta-feiras.

Com o objetivo de ensinar sobre liturgia, Padre Jonas Xavier, missionário da Comunidade Católica Shalom, estreou um projeto intitulado Se Liga no Mistério. São pequenos vídeos que explicam as partes da Santa Missa e que trazem informações relevantes para melhor compreender a celebração litúrgica. O conteúdo pode ser conferido no canal do Shalom Palmas no YouTube, sempre às segundas e sexta-feiras. Em entrevista ao comshalom, o sacerdote explicou como surgiu a ideia.

Padre Jonas conta que estava estudando o documento Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia e algo chamou sua atenção quando leu sobre a importância do ensino da liturgia. “Nesse momento, eu fiquei inquieto, passei a noite sem sono e pensando como faria isso… nessa mesma noite veio a ideia: Se Liga no Mistério; mas eu estava sem saber como fazer”. Ainda na madrugada, ele mandou uma mensagem para o responsável pela missão do Shalom em Palmas – TO se dispondo a gravar alguns vídeos sobre as partes da Santa Missa.

Conteúdo acessível

No dia seguinte, antes mesmo da resposta do missionário de Palmas, o consagrado recebeu o convite para preparar um curso sobre liturgia para a Comunidade. Ele contemplou nisso a providência de Deus que confirmava o projeto Se Liga no Mistério. Então, na medida em que preparava a formação para a Comunidade, ele grava vídeos de dois minutos para o YouTube do Shalom Palmas. Atualmente, o projeto já conta com 40 conteúdos gravados, mas a estimativa do sacerdote é de 70 episódios.

“A ideia é, por meio de uma linguagem jovem, oferecer um conteúdo acessível para as pessoas, inclusive para aquelas que não fazem parte da Obra Shalom”, partilha. Após o lançamento dos dois primeiros vídeos, o sacerdote conta que já recebeu diversos comentários de membros da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida elogiando a iniciativa. “Eu acredito que eu posso estar contribuindo para aquilo que Deus nos falou na Revista Escuta em 2019 em relação a crescer na vivência do Sagrado”.

O Sagrado na Vocação Shalom

“O Sagrado foi sempre um elemento, claro, importantíssimo dentro da nossa Vocação, porque, inclusive, nós somos consagrados. O Sagrado é o lugar onde Deus habita, onde está; é aquilo que é separado para Deus, tomado por Deus, possuído por Deus” (Revista Escutado, 2019, p. 41). O valor da liturgia e da oração como manifestação do Sagrado tem sido aprofundado no interior da Comunidade desde o ano passado. Esse movimento, inspirado por Deus no Retiro de Escutado, faz parte do novo tempo que Ele mesmo inaugurou na Vocação Shalom.

Confira também

O Sagrado na Música Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *