“Após o falecimento do Papa Emérito Bento XVI, vieram dias muito belos de muitas graças“, comentou Padre Karlian Vale, missionário da Comunidade Católica Shalom que serve no Vaticano. O sacerdote teve a oportunidade de visitar o corpo do Pontífice quando ainda estava na capela de casa. “Foi um momento muito especial poder estar em um ambiente mais restrito e rezar um pouco diante dele“, partilhou. A seguir, confira o testemunho na íntegra.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Ouça o testemunho
Leia também | Papa Bento XVI intercedeu pelo meu matrimônio
Breve biografia de Bento XVI
Joseph Aloisius Ratzinger, nasceu em Marktl an Inn, uma pequena vila da Baviera, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927, filho de Joseph Ratzinger e Maria Ratzinger. Em 1932 a família mudou-se para Aschau, e um ano depois, Adolf Hitler foi nomeado chanceler do país. Nessa época, o jovem Joseph começou a mostrar a inclinação à vocação sacerdotal.
Em 1939, Joseph ingressou no seminário-menor de Traunstein onde iniciou a carreira eclesiástica. Com o início da Segunda Guerra Mundial o seminário foi fechado e o prédio foi usado como hospital militar. Durante a guerra, foi obrigado a prestar serviço na chamada Juventude Hitleriana.
Em 1943, aos 16 anos, foi encarregado da defesa antiaérea da fábrica da BMW, nos arredores de Munique. Esteve também em Unterförhrin, Gilching e ao norte do lago Ammer. Passou fome, frio e realizou trabalhos pesados. Após ser ferido, desertou e foi para a casa. Na ocasião, as forças americanas haviam feito de sua casa um quartel e ele foi levado para um campo de prisioneiros de guerra. Foi libertado meses depois do final da guerra, em 1945.
Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951; a 25 de Março de 1977 o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Monastério e Frisinga. O Papa Montini criou-o e publicou-o Cardeal, do Título de Santa Maria Consoladora no Tiburtino, no Consistório de 27 de Junho de 1977.