Igreja

Padres franceses têm investido na evangelização por meio das redes sociais

Eles têm utilizado diferentes plataformas para falar do amor de Deus, para responder questionamentos sobre a fé e também para mostrar o rosto jovem da Igreja.

comshalom

Na França, as redes sociais passaram a ser consideradas um importante instrumento de evangelização capaz de alcançar os mais jovens. Por isso, padres franceses têm utilizado diferentes plataformas para falar do amor de Deus, para responder questionamentos sobre a fé e também para mostrar o rosto jovem da Igreja.

O padre Paul Adrien é um desses sacerdotes conectados que tem desbravado o continente digital para alcançar a juventude francesa. Ele faz parte do convento dominicano d’Evry Courcouronnes, em Essone, na região parisiense. No YouTube, seus vídeos já passaram de 1,4 milhão de visualizações. Em cada vídeo, ele aborda diversos assuntos relacionados à fé, porém em uma linguagem moderna e jovial.

Leia também | Irmãos se tornam padres no mesmo dia

Desde 2019, o religioso realiza esse trabalho na Internet e já tem um público bastante fiel. Inclusive, cerca de 60% das pessoas que o seguem tem menos de 35 anos. Os superiores da sua ordem ficaram impressionados com o alcance dos vídeos e, por isso, resolveram estimular o jovem sacerdote a seguir produzindo conteúdo. “O canal agora faz parte da minha missão”, partilha o padre.

Padres franceses nas redes sociais

Para Federico Lombardi, que exerceu a função de porta-voz do Vaticano durante 25 anos, a presença da Igreja Católica nas redes sociais é uma necessidade. “Se não as utilizamos, seremos excluídos da história”, declarou. “Para nós, isso é normal. Comunicar é nossa missão.” 

Vale ressaltar que, segundo estudo do Instituto de Estudos de Opinião e Marketing da França, 65% dos franceses se declaravam católicos em 2010, contra 87% em 1972. Já em 2020, cerca de 58% das pessoas declararam que são adeptas do Cristianismo. Por isso, tem sido tão importante a presença dos sacerdotes nas redes sociais. Afinal, a evangelização não pode parar.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *