No início do mês dedicado à Bíblia, a liturgia convida a refletir sobre o cumprimento da promessa divina. Em missa celebrada hoje (02) na Assembleia Geral Ordinária do Shalom, em Fortaleza, o missionário da Comunidade de Vida Shalom padre Aristóteles Alencar ensinou que a promessa, que é a vontade do Senhor, se expressa em Sua Palavra.
O Evangelho de Lucas narra: “Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor’. (…) Hoje se cumpriu essa palavra”. (Lc 4,17b-19)”.
Jesus anuncia o cumprimento da promessa e dá um tempo preciso para que isso ocorra: Hoje, “Hoje se cumpriu essa palavra”. A Palavra que é dirigida também “hoje” vem do próprio Deus e tem poder de salvação. “Esta é uma palavra de esperança que nos liberta da tristeza”, afirmou o sacerdote.
Este anúncio acontece de maneira simples, muitas vezes através da pessoa que está próxima. “Às vezes a palavra de Deus pode chegar a nós de onde nós não esperamos”, destacou, ao citar a passagem do Evangelho em que os conterrâneos de Jesus diziam dele: “Não é este o filho de José?”.
“A vida de Maria é exemplo de cumprimento da Palavra de Deus, pois ela jamais hesitou em dizer sim à vontade divina. Pelo exemplo de Maria podemos dizer à Palavra de Deus: cumpra-se. Que o Senhor nos faça admirar o poder dessa palavra. Que o Senhor gere em nós a fé e a esperança. A razão da nossa alegria não está em nós, mas no próprio Deus”, concluiu o padre.