Formação

Palavra programática do Ano Santo

comshalom

 81. Este, Irmãos e Filhos, é o brado que nos brota do íntimodo coração, como que um eco da voz dos nossos Irmãos reunidos para a terceiraAssembléia Geral do Sínodo dos Bispos. Nele vai a palavra programática que nósquisemos dar-vos, no final de um Ano Santo que nos permitiu aperceber-nos, maisdo que nunca, das necessidades e dos apelos de uma multidão de irmãos, cristãose não cristãos, que esperam da Igreja a Palavra da salvação,

 Que a luz do Ano Santo que se acendeu nas Igrejasparticulares e em Roma para milhões de consciências reconciliadas com Deus,possa continuar a irradiar o Jubileu, através de um programa, de ação pastoral,de que a evangelização é o aspecto fundamental, para estes anos que assinalam avigília dum novo século e a vigília também do terceiro milênio do cristianismo!

 Maria, estrela da evangelização

 82. É este o voto que nós temos a alegria de colocar nasvossas mãos e no coração da Santíssima Virgem Maria, a Imaculada, neste dia quelhe é dedicado de maneira especial, e no décimo aniversário do encerramento doConcílio Ecumênico Vaticano II. Na manhã do Pentecostes, ela presidiu na preceao iniciar-se da evangelização, sob a ação do Espírito Santo: que seja ela aestrela da evangelização sempre renovada, que a Igreja, obediente ao mandato doSenhor, deve promover e realizar, sobretudo nestes tempos difíceis mas cheiosde esperança!

 Em nome de Cristo, nós vos abençoamos, a vós, às vossascomunidades, às vossas famílias e a todos aqueles que vos são queridos, comaquelas palavras que São Paulo dirigia aos filipenses: "Dou graças ao meuDeus todas as vezes que me lembro de vós, e sempre em todas as minhas súplicasoro por todos vós com alegria, pela vossa participação no Evangelho… porquevos tenho no meu coração, a todos vós que, … na defesa e afirmação doevangelho da fé, comigo vos tornastes participantes da graça.

 Deus me é testemunha de que eu vos amo a todos, com aternura de Cristo Jesus".(135)

 Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 8 de dezembro,solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, do ano de1975, décimo terceiro do nosso pontificado.

Exortação Apostólica "Evangelii Nuntiandi "
A evangelição do mundo comtemporâneo »
De cristo evangelizador a uma igreja evangelizadora »
O que é Evangelizar? »
O conteúdo da evangelização »
As vias de evangelização »
Os destinatarios da evangelização »
Sustentáculo da fé dos fiéis »
A Igreja toda missionária »
O sucessor de Pedro »
O espírito da evangelização »

Palavra programática do Ano Santo »


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *