Igreja

Papa alerta para armadilhas do diabo no mundo atual

Continuando a série de catequeses sobre “O Espírito e a Esposa”, Francisco alertou sobre a ação do maligno. Veja este e outros destaques da Semana do Papa.

comshalom
FOTO: VATICAN MEDIA

Durante a última semana, o Papa Francisco cumpriu uma agenda repleta de compromissos que abordaram temas cruciais para a Igreja Católica e a sociedade global. Entre as atividades destacadas, o pontífice participou de audiências, celebrações litúrgicas e eventos inter-religiosos, refletindo sua constante busca pela paz e justiça social. Confira a seguir alguns destaques da Semana do Papa

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Catequese “O Espírito e a Esposa”

O Papa Francisco retomou, na quarta-feira, 25 de setembro, o ciclo de catequeses com o tema “O Espírito e a Esposa”. Durante a audiência, Francisco alertou sobre a astúcia do diabo e lembrou que “a maior astúcia dele é convencer-nos de que não existe”.

“Se você é supersticioso, está dialogando com o diabo, e com ele não se deve nunca dialogar”, disse.

Segundo Francisco, a prova mais forte da existência de Satanás não se encontra nos pecadores ou nos possuídos, mas nos santos. O Pontífice alertou ainda para as armadilhas que o mundo atual oferece e dão oportunidades ao diabo:

“Por exemplo, a tecnologia moderna, além de muitos recursos positivos que devem ser apreciados, também oferece inúmeros meios para dar lugar ao diabo, e muitos aí caem. Pensemos na pornografia online, por trás da qual existe um mercado próspero: trata-se de um fenômeno muito difundido, contra o qual os cristãos devem, no entanto, precaver-se cuidadosamente e rejeitar vigorosamente.”

O Papa terminou sua catequese lembrando a vitória de Cristo sobre o maligno e disse: “Fiquem atentos, porque o diabo é astuto – mas nós, cristãos, com a graça de Deus, somos mais astutos do que ele.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Perigos da Inteligência Artificial

Na segunda-feira, 23, o Papa enviou um discurso aos participantes da assembleia plenária da Pontifícia Academia das Ciências. Nele, Francisco demonstra preocupação com as graves implicações negativas da Inteligência Artificial, que pode “moldar a opinião pública, influenciar as escolhas de consumo e interferir nos processos eleitorais”. O Pontífice recomenda também considerar as “dimensões imutavelmente humanas e éticas de todo o progresso científico e tecnológico”.

Precisamos de jovens apaixonados pela beleza

Ainda nesta semana, o Papa Francisco também enviou um discurso os participantes do Christmas Contest, um concurso promovido pela Fundação Pontifícia Gravissimum Educationis – Cultura para a Educação. O concurso reúne canções inéditas inspiradas no Natal que serão apresentadas no Concerto de Natal no Vaticano. Em seu discurso, o Pontífice disse: “Precisamos do talento dos jovens, da criatividade, movidos não pelos ídolos do dinheiro e do sucesso, mas pela paixão pela beleza, pela fraternidade, pelo Senhor Jesus que salva e dá sentido à nossa vida”. 

A economia de Francisco

Na quarta-feira, 25, o Papa teve uma audiência privada com jovens economistas da fundação “A Economia de Francisco”, uma realidade que reúne empresários e agentes de mudança provenientes de todo o mundo, comprometidos com um processo de diálogo inclusivo e de mudança global. Ele incentivou os participantes a promoverem uma economia que priorize o bem comum e a sustentabilidade, ressaltando que o verdadeiro progresso deve beneficiar a todos e não apenas a alguns.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Viagem a Luxemburgo e Bélgica

Treze dias após retornar de sua visita ao Extremo Oriente, Francisco embarcou para a 46ª viagem internacional de seu pontificado a Luxemburgo e Bélgica. “Pour servir” é o lema da viagem a Luxemburgo e refere-se a Cristo, que veio “não para ser servido, mas para servir”. Já o lema da visita à Bélgica é “En route, avec Espérance” (“No caminho, com esperança”), que ressoa como um chamado a caminhar juntos na estrada que é a história do país e o Evangelho.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.