O Papa Francisco teve uma audiência particular com os sacerdotes que atendem o sacramento da Confissão na Basílica de São Pedro e pediu que sejam confessores misericordiosos e não psiquiatras. Também na semana que marcou o fim dos trabalhos do Sínodo da Sinodalidade, o Papa Francisco também gravou uma mensagem direcionada aos jovens e dirigiu outra aos missionários. Veja a seguir os principais destaques da Semana do Papa.
| Leia também: “Dilexit nos”, conheça nova encíclica do Papa sobre o amor divino e humano do coração de Jesus Cristo
Papa aos confessores: “não sejam psiquiatras”
Os frades menores conventuais há 250 anos ouvindo confissões na Basílica Vaticana – entre eles, o brasileiro Frei Fernando Maria – foram recebidos por Francisco em audiência na quinta-feira, 24. Em sua mensagem o Pontífice pediu para que não procurem ser “psiquiatras”, mas confessores misericordiosos que “ouvem, consolam e perdoam”: “perdoar sempre, tudo e sem questionar muitas coisas“, insistiu ele.
De acordo com o Pontífice, esse é um ministério para ser exercido através da “humildade, escuta e misericórdia”. Para ser um bom confessor, “sejamos ‘os primeiros penitentes em busca de perdão'”. O Papa também falou da importância de não apenas ouvir o que as pessoas falam, mas acolher as suas palavras.
“Ouvir, não questionar muito. Não ser psiquiatra, por favor: ouvir, ouvir sempre, com mansidão. E quando você vê que há um penitente que começa a ter um pouco de dificuldade, porque tem vergonha: “entendi”, não entendi nada, mas entendi; Deus entendeu e isso é importante. Um grande cardeal penitencieiro me ensinou isso: eu entendi, o Senhor entendeu.
E finalizou, “Perdoar sempre, tudo e sem questionar muitas coisas. E se eu não entender? Deus entende, você segue em frente! Que eles sintam misericórdia.”
Ver essa foto no Instagram
| Leia também: Papa Francisco faz catequese sobre a doutrina do Espírito e o sacramento do matrimônio
Aos missionários: ‘sejam promotores da cultura do encontro’
O Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos participantes da conferência sobre a missionariedade na África, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Nela, o Pontífice expressa seu encorajamento “a perseverar na promoção de uma cultura do encontro, aberta ao diálogo respeitoso, como verdadeiras testemunhas do Evangelho vivo da caridade”.
Francisco também encoraja os presentes “a perseverar na promoção de uma cultura do encontro, aberta ao diálogo respeitoso, como verdadeiras testemunhas do Evangelho vivo da caridade”.
Papa aos jovens: ‘caminhar sempre’
Um dos membros mais jovens do Sínodo gravou uma mensagem de vídeo do Papa para os jovens do mundo. Exibido durante a coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi divulgado pelo site e pelas redes sociais da Secretaria Geral do Sínodo. O Pontífice encoraja as novas gerações a “caminhar sempre” e não parar, para que não acabar como a água que “se estagnar, é a primeira a se deteriorar”.
Ver essa foto no Instagram