Notícias

Papa Francisco criará 13 novos cardeais; entre eles, Frei Raniero Cantalamessa

Anúncio foi feito no Angelus deste domingo, dia 25.

comshalom

Papa Francisco anunciou no  Angelus deste domingo, dia 25, a criação de 13 novos cardeais, no Consistório que será realizado no próximo mês. “No próximo dia 28 de novembro, na véspera do primeiro domingo do Advento, terei um consistório para a criação de 13 novos cardeais”, disse o Santo Padre. 

O Vatican News elencou os nomes dos novos purpurados e de onde eles são. Dois dos novos cardeais pertencem à Cúria Romana: são o Secretário do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech, e o italiano Marcello Semeraro, ex-bispo de Albano e novo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A eles o Papa uniu seis pastores de Igrejas no mundo: o arcebispo de Kigali, Ruanda, Antoine Kambanda; o arcebispo de Washington, EUA, Wilton Gregory; o arcebispo de Capiz, Filipinas, José Fuerte Advincula; o arcebispo de Santiago, Chile, Celestino Aós Braco; o vigário apostólico de Brunei, Cornelius Sim; o arcebispo de Siena, Itália, Augusto Paolo Lojudice. Com eles o Papa nomeou também o atual Guardião do Sagrado Convento de Assis, o padre Mauro Gambetti.

Aos nove cardeais com menos de oitenta anos de idade, o Papa Francisco uniu também quatro novos cardeais com mais de oitenta anos. São eles: Felipe Arizmendi Esquivel, arcebispo emérito de San Cristóbal de Las Casas (México); o Núncio Apostólico Silvano Tomasi, ex-observador permanente nas Nações Unidas em Genebra, que depois trabalhou no Dicastério para o Desenvolvimento humano integral; o Padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia e pároco do Divino Amor, padre Enrico Feroci.

Frei Raniero Cantalamessa em momento de oração na Convenção Shalom, com Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira.

Frei Raniero Cantalamessa é também o Assessor Eclesiástico para o Serviço Internacional de Comunhão para as expressões eclesiais com origem na Corrente de Graça, o CHARIS. Em 2017, foi um dos pregadores da Convenção Shalom e em 1996 participou do Fórum Shalom, em Fortaleza. 

“Não sou autoridade, mas para mim vocês são franciscanos de ordem secular”, diz Raniero Cantalamessa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *