No dia 19 de agosto, a comunidade paroquial de São Pedro, na Barra do Ceará, em Fortaleza, sofreu muito com a partida de um de seus membros. O coroinha Jefferson de Brito, 14 anos, foi assassinato a golpes de pedras, paus e a tiros. Um choque! Kilbert Amorim, que conhecia a família, escreveu para o site Vatican news, na tentativa de que sua carta chegasse ao Santo Padre.
“Com o coração enlutado e cheio da esperança na ressurreição e justiça, peço chegar ao conhecimento do Santo Padre o Papa Francisco esse terrível notícia de minha paróquia, pedindo sua benção e oração , com uma palavra de carinho para sua avó que ficou sem o seu neto dedicado, religioso, acólito assíduo e amado por padres e fiéis em geral. Me ajudem a aplacar o sofrimento em minha paróquia São Pedro da Barra do Ceará”.
Para a surpresa de Kilbert e dos demais paroquianos, Papa Francisco respondeu ao desabafo do paroquiano com uma carta escrita de próprio punho que chegou ao Brasil, em 25 de agosto. O texto se tornou público apenas nesta terça-feira, dia 1º de setembro, porque a paróquia estava esperando a avó de Jefferson retornar de viagem para receber a mensagem em mão.
A mensagem do Santo Padre assegura oração por Jefferson e proximidade à avó do garoto. “Estou próximo de ti e rezo por ti, pela Comunidade paroquial de São Pedro da Barra do Ceará. Rezo pelo eterno descanso do Jefferson e também rezo pela avó que ficou sozinha”.
A Pascom da paróquia conta em nota que dona Tereza se emocionou com a atitude do Papa. ” [Ela]ficou muito feliz com a carta, e agradeceu a Deus por está ao seu lado direto e a todos pelo apoio que vem recebendo neste período tão difícil em sua vida, em que está passando por um momento tão doloroso, em que nada trará ele de volta”.
Confira a íntegra da mensagem do Santo Padre:
Querido irmão,
“Dói-me muito o que me contas sobre Jefferson.
Estou próximo de ti e rezo por ti, pela Comunidade paroquial de São Pedro da Barra do Ceará. Rezo pelo eterno descanso do Jefferson e também rezo pela avó que ficou sozinha.
Que Deus tenha misericórdia dos assassinos.
Por favor, não te esqueças de rezar por mim e te peço que digas à avó de Jefferson que estou muito próxima a ela.
Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa cuide de ti.
Fraternalmente,
Francisco.