Notícias

Papa Francisco manifestou seu entusiasmo pela JMJ 2023 em encontro com bispos portugueses

O Santo Padre reafirmou a sua “esperança de poder estar em Portugal em 2023”.

comshalom
Foto: Vatican Media

Dom José Ornelas e Dom Virgílio Antunes, presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, tiveram uma reunião com Papa Francisco no Vaticano, no dia 8 de janeiro. Entre os assuntos abordados, esteve a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 que será realizada em Lisboa.

Na reunião, o Santo Padre manifestou o seu entusiasmo pelo próximo encontro mundial de jovens em terras portuguesas. Ele ainda voltou a afirmar a sua “esperança de poder estar em Portugal em 2023”.

Símbolos da JMJ serão acolhidos neste mês

A celebração de acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está prevista para o dia 27 de janeiro de 2021. A cerimônia deve acontecer na Sé de Lisboa com a presença somente dos representantes das dioceses portuguesas e dos membros do Comitê Organizador Local, respeitando, dessa forma, as medidas sanitárias referentes à pandemia de Covid-19.

Contudo, para que todos tenham acesso a esse momento especial, a celebração será transmitida através das plataformas digitais, pois, para os portugueses, a data é bastante significativa. Foi no dia 27 de janeiro de 2019 que o Papa Francisco anunciou, no Panamá, que Lisboa seria a próxima cidade a acolher o encontro mundial de jovens. Dois anos depois, a capital de Portugal recebe os símbolos da jornada.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são os símbolos da JMJ que percorrem anos antes do evento as dioceses do país em que o encontro acontece. Jovens representantes de Portugal receberam do Santo Padre os símbolos no dia 22 de novembro, durante a celebração da Festa de Cristo Rei do Universo. Até 2023, eles devem passar por comunidades portuguesas, por algumas regiões da Espanha e também por dioceses nacionais.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *