Sou Osvaldo Jone, tenho 24 anos de idade, estudante na Universidade Eduardo Mondlane. Conheci a Comunidade Católica Shalom em 2017 através do irmão João Bala e Sônia num momento muito importante para mim, porque já não carregava a sede diária de se aproximar de Jesus. Até já não queria fazer parte da Igreja. O meu primeiro convite foi de conhecer a Comunidade e depois participar da adoração.
Quando participei da adoração, foi tudo novo e ao mesmo tempo, senti-me renovado. Através daquela adoração, com a presença eucarística de Jesus, tive o coração renovado e até hoje, sou grato por receber essa graça. De tanto a graça estar no meu coração, participei do Seminário de Vida no Espírito Santo. Aí tudo foi milagroso, porque senti a presença forte de Espírito Santo e a maravilha de se sentir amado por Cristo.
Foi algo que nunca antes tinha sentido. Foi algo que me fez procurar levar Jesus em cada passo que dava, através da oração. Através do banho do Espírito Santo. É uma vivência extremamente importante no dia a dia, no ser novo, no ser renovado no coração humilde e misericordioso de Jesus.
Os jovens moçambicanos
Olhando isso, percebi que os jovens moçambicanos ainda não sentem de forma mais profunda essa intimidade com Jesus, pois acredito que estejam mergulhados apenas no ser cristão tradicional, um ser que só se importa com o seguir apenas o que está escrito nos manuais, missal da igreja. Mas há muita vontade dos jovens participar das atividades que a Igreja propõe.
Porém, sinto que há uma necessidade de construção própria de intimidade com Deus. Enfim, é importante uma vida de oração, é importante uma intimidade pessoal com Deus. O carisma Shalom já mostrou isso a mim e espero que os outros também sintam o mesmo, espero que se deixem embebedar com a palavra de Deus. Pois, com o amor forte de Jesus a nós e nós a Jesus, abrimos mais horizontes de amor sem medida.
A vinda do Papa Francisco
E porque o amor é tão forte, com a vinda do Papa Francisco a Moçambique, foi como se as portas fechadas no coração, fossem abertas só de olhar para ele. Foi uma presença de paz, cheio de luz lançando o conforto ao coração. Foi mais forte ainda quando o Papa dirigiu-se aos jovens e disse: “vós sois importantes! Precisais de o saber, precisais de acreditar nisto: vós sois importantes! Pois não sois apenas o futuro de Moçambique, ou da Igreja e da humanidade; vós sois o presente: com tudo no que sois e fazeis”.
Foi uma repetição de “vós sois importantes” que mais tocava no meu ser, no meu coração. Pois muitas vezes pensei que nunca fosse importante. Pensei que apenas só um cidadão qualquer. Mas, ouvindo o Papa Francisco, foi de grande benção, foi de transformação total. Ainda, a mensagem do Papa foi muito forte que me fez pensar e refletir que somos importantes para construir o amor e união entre os irmãos e à igreja.
A necessidade de caminharmos juntos com as nossas diferenças, com a nossa vontade de amar como o Senhor nos ama. Com as grandes palavras de Papa Francisco, espero que o nosso povo moçambicano, consiga abraçar esse amor, esse ser importante, esse ser de Deus nos corações. E, juntos, alcancemos mais a união e não a divisão, que o nosso povo consiga permanecer firme na construção da paz, que muitos irmãos se juntem para construir um Moçambique melhor e cheio de graças de Deus.
Obrigado Senhor Jesus por trazer o Papa Francisco ao nosso país, por Ele nos dar a mensagem que precisávamos ouvir. Que precisamos aprender e apreender de coração aberto. Que o Espírito Santo derramado em nós, molde a nossa forma de ser e estar, trazendo os frutos da sua obra. Amém.Osvaldo Jone