Igreja

Papa Francisco no dia internacional da paz: O desejo de paz está inscrito no coração do homem

Confira as palavras do Santo Padre e saiba mais sobre a nova Encíclica que será lançada no início de outubro.

“Fratelli tutti” é o título que o Papa estabeleceu para sua nova encíclica dedicada às temáticas da fraternidade e da amizade. O título original em italiano permanecerá assim – portanto sem ser traduzido – em todos os idiomas em que o documento for distribuído. Como se sabe, as primeiras palavras da nova carta circular (este é o significado da palavra encíclica) são inspiradas no grande santo de Assis cujo nome o Papa Francisco escolheu em seu pontificado. O Pontífice assinará o documento no próximo dia 3 de outubro, junto ao túmulo de São Francisco de Assis.

“Devemos procurar uma fraternidade real, baseada na origem comum de Deus. O desejo de paz está profundamente inscrito no coração do homem e não devemos resignar-nos com nada que seja menos que isso”, foi a mensagem do Papa para o dia de hoje.

Um desejo de unidade

Francisco escolheu as palavras do santo de Assis para inaugurar uma reflexão sobre um tema com o qual se preocupa muito e por isso pretende se dirigir a todos os homens e mulheres de boa vontade que povoam a terra. 

Em 27 de março passado, em meio à pandemia, o Bispo de Roma rezou pela salvação de todos numa Praça de São Pedro vazia, sob uma chuva torrencial, acompanhado apenas pelo olhar doloroso do Crucifixo de São Marcelo e pelo olhar amoroso de Maria Salus Populi Romani. “Com a tempestade – disse Francisco – caiu a maquiagem dos estereótipos com que mascaramos o nosso ‘eu’ sempre preocupado com a própria imagem; e ficou  descoberta, uma vez mais, aquela (abençoada) pertença comum à qual não podemos nos subtrair: a pertença como irmãos”. O tema central da carta papal é esta “pertença comum abençoada” que nos torna irmãos e irmãs.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *